Cultura
Documentário contará história do teatro produzido em Palmas
Foto: Flaviana Ox
Flaviana Ox

A história do teatro na capital tocantinense será foco do documentário "Catarse – as três primeiras décadas do teatro palmense", que registrará narrativas desde os primeiros grupos, companhias e coletivos que proporcionaram ao público da capital tocantinense momentos de encontro com a arte teatral. A realização é da Fábrica Produções em coprodução com o Grupo Um Ponto Dois de Teatro. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

A execução do projeto teve início nesta segunda-feira, 08, e contará com pesquisas, entrevistas, gravações e produção ao longo deste semestre para previsão de lançamento no dia 19 de agosto, Dia do Artista de Teatro. Um dos produtores e diretores do projeto, o encenador Justino Vettore (Grupo Um Ponto Dois), explica que o nome Catarse vem do grego “kátharsis”, e está relacionado ao sentimento de “purificação/purgação”, o termo é utilizado em diversos contextos, presente na arte através da encenação, na medicina e na psicanálise. “O universo teatral é este lugar do encontro, da potencialização das emoções e da liberdade criativa. Os artistas de Palmas têm muito para contar sobre o fazer e viver o teatro por aqui nestes anos. Queremos dar voz a estas histórias e eternizá-las”, finaliza Justino. 

O proponente do projeto, Pablo Pereira, da Fábrica Produções, divide a direção com Justino, e complementa que a produção é um desejo antigo da produtora, que verificou a existência de poucos registros sobre a temática e relata que, aos poucos, tem se tornando mais difícil reunir material que registre estas memórias teatrais de Palmas. “Infelizmente já perdemos muitos artistas, atores e produtores nos últimos anos. Somaremos esforços com demais artistas e pesquisadores, engajadores do teatro palmense para resgatar imagens, entrevistar pessoas, contar essas histórias e homenagear esses artistas, pois queremos manter vivo o legado deixado por eles no cenário artístico da Capital”, explica.

O produtor cultural Gabriel Dias é o consultor histórico do documentário e cresceu nos bastidores dos teatros da capital, onde pode ver seu pai, o encenador Marcelo Souza, dirigir diversas peças no Teatro Livre de Palmas. Hoje Gabriel está se formando em teatro pela Universidade Federal do Tocantins e já publicou artigos sobre o cenário artístico cultural local. “A oportunidade de integrar este projeto e ver ele sair do papel muito me alegra. Presenciei pelas coxias, palcos, camarins e cabines dos teatros muita produção acontecer, sou fruto do teatro produzido em Palmas e ressalvo a importância dessa narrativa para a história da arte produzida na região Norte do País” destacou.

Registro histórico

O registro histórico irá fortalecer a arte e cultura da região, narrando especialmente as três primeiras décadas do teatro em Palmas. Neste contexto, serão resgatadas histórias de grupos e Companhias pioneiras como a Chama Viva, Teatro Livre de Palmas e A Barraca Cia de Artes, até os mais recentes como o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, Cenaberta, Agulha Cenas, Circo Os Kaco, e outros.

Fábrica Produções

A Fábrica Produções foi fundada em 2007 e, desde sua fundação, tem sido produtora de curta metragens, peças publicitárias e mais de 40 documentários institucionais, publicitários e de capacitação. Atuou também em gravação de DVD’s musicais, videoclipes e vídeo aulas. Nos últimos anos tem se destacado com colaborações e produções de curta metragens infanto e infanto-juvenis, entre eles: João e Maria “Uma aventura no cerrado – O filme” e Circo Social “Os Kaco” – Documentário premiados pelo edital de incentivo à cultura Procine Palmas/FCP/FSA 2015, através da Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.  Realizou ainda o curta “Menina Bonita de Tranças” – vencedor do Prêmio Festival Você na Tela 2018 e do prêmio de melhor trailer no concurso interativo 46°Festival de Gramado, sendo também selecionado dentro e fora do Brasil: 9° Festival Cine Estudantil do Uruguay (Fenacies), 19° Mostra de cinema infantil de Florianópolis, 13° Festival CHICO de cinema e vídeo do Tocantins e do Trakinagem- Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte.

Grupo Um Ponto Dois de Teatro

Fundada em 2012 dentro de uma escola pública de Palmas-TO, o grupo mantém durante todo este tempo a essência de um espaço de experimentação teatral, fortemente ligada às manifestações de caráter popular, enaltecendo a literatura nacional, lendas, mitos e histórias da região norte do Brasil. Para tanto utilizam diversos elementos do teatro, entre eles os do teatro de animação, reforçando o estímulo a contação de histórias de geração em geração. Em 2016, o grupo foi reconhecido por suas atividades sócio culturais e mapeado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O mais recente espetáculo do grupo é As Histórias que Vou te Contar, último espetáculo apresentado no Sesc antes que as portas do teatro se fechassem por conta da pandemia, em março do ano passado.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...