Educação
Sistema permitirá agendamento online para matrículas e atendimentos na Rede Estadual de Ensino
Foto: Thaís Ramalho
Parte dos gerentes da Seduc foram treinados para a utilização do sistema | Thaís Ramalho
Parte dos gerentes da Seduc foram treinados para a utilização do sistema

Estará disponível a partir do dia 22 de março, para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), uma plataforma idealizada pela Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI-TO) com o objetivo de proporcionar o gerenciamento dos atendimentos na prestação dos serviços.

A utilização do sistema pela Seduc permitirá a otimização dos atendimentos dos serviços na Rede Estadual de Ensino, como o agendamento para a realização de matrículas e demais atendimentos, contribuindo, dessa forma, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19.

Nesta quinta-feira, 11, a ATI treinou parte dos gerentes da Seduc para o manuseio do SGA. Segundo a gerente de Treinamento, Daiane Rodrigues, o próximo passo será capacitar todos os atendentes. “Estamos em fase de planejamento para a próxima etapa, que será treinar todos os atendentes, uma vez que o SGA organizará o agendamento das matrículas e otimizará o fluxo dos atendimentos. Assim, é um sistema fundamental nesse período de pandemia para evitar aglomerações nas escolas”, afirmou.

Inicialmente, o SGA estará disponível para as Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) de Araguaína, Palmas e Gurupi. No caso das matrículas, o agendamento será realizado de forma interna, via call center, e externa, online.

“O atendimento será realizado pela escola na qual o pai ou o responsável fez o agendamento para a matrícula. Já nas escolas, terão atendentes treinados para utilizar o sistema o realizar os atendimentos”, explicou a gerente de Implantação e Integração de Sistemas, Maria Jardim.

A gerente de Estatística e Informações Educacionais da Seduc, Ana Paula Ribeiro, projetou, ainda, a utilização do SGA para a retirada dos roteiros de estudos caso a pandemia se prolongue. “Durante o treinamento tive várias ideias da funcionalidade do sistema que pode ser, também, utilizado para outros fins dentro da Seduc, como a retirada dos roteiros de estudos caso a pandemia venha se prolongar e tenhamos que continuar com os atendimentos não presenciais”, destacou.

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