Polí­cia
Policial Civil promove live com dicas de como se prevenir de golpes na internet
Imagem da notícia

Muito tem se ouvido falar nos últimos dias sobre os recorrentes casos de vítimas de golpes no WhatsApp e outros crimes cibernéticos, tendo em vista que a pandemia aumentou o uso das tecnologias, principalmente para pagamentos na modalidade virtual. Com a intenção de levar conhecimento à população tocantinense sobre as formas de prevenir essas situações, a agente de Polícia e Chefe do Núcleo de Inteligência da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/Palmas), Clarissa Vasques, e a jornalista Graziela Guardiola promoverão uma live nessa terça-feira, 30, às 19h. 

Com o tema "Como se Prevenir de Crimes Praticados na Internet?", a live será transmitida pelos perfis do Instagram @clarissa_pmw e @grazielaguardiola. A policial civil, Clarissa Vasques, esclarece a necessidade de levar informação para que a população possa se prevenir. “Somente neste mês várias pessoas já foram vítimas desse tipo de golpe em Palmas, um crime que faz com que amigos e parentes do usuário do aplicativo de mensagens repassem dinheiro acreditando estar ajudando uma pessoa próxima. Nesta conversa, levarei a conhecimento de todos alguns métodos de prevenção para evitar alguns tipos de golpes, participem!”, convida Clarissa.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-TO), Suzi Francisca, parabeniza a iniciativa e destaca o importante trabalho desenvolvido pela Polícia Civil para combater os crimes no Estado. “Os Policiais Civis do Tocantins atuam de forma muito competente e inteligente nas mais diversas investigações, o que propicia rápidas e eficientes resoluções. Parabenizo a Policial Clarissa por promover essa iniciativa tão necessária para todos. Temos que buscar mecanismos para orientar e manter a população cada vez mais segura”, afirma a presidente.

Aumento dos casos na pandemia

Dados divulgados em janeiro deste ano pela empresa Cybersecurity Intelligence, especializada em segurança digital, confirmaram que durante a pandemia as ameaças eletrônicas aumentaram 394% em comparação a 2019. Em Palmas, desde o início da quarentena, segundo informações da Policial Clarissa Vasques têm sido recorrentes golpes através do WhatsApp, onde os criminosos oferecem vantagens como sorteios e brindes, além de tentarem se passar por funcionários do Ministério da Saúde, utilizando justificativas como pesquisas em relação à Covid-19 e ao Auxílio Emergencial para obterem o código de ativação do WhatsApp da vítima.

Clarissa Vasques  

É Agente de Polícia no Estado do Tocantins desde 2003. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Gestão da Segurança Pública, em Marketing Estratégico e cursa atualmente especialização em Prevenção e Investigação de Crimes Digitais.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Crimes Cibernéticos

Graziela Guardiola

Polícia

Polícia Civil

Sinpol

Suzi Francisca