Economia
Consumidor rural pode fazer autoleitura do consumo de energia elétrica
Imagem da notícia

Fazer com que o consumidor possa conhecer o consumo de energia elétrica da sua residência e facilitar o faturamento das contas de energia elétrica das propriedades rurais, são alguns dos benefícios da autoleitura. Por conta das distâncias, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permite que a Energisa realize as leituras dos consumidores da zona rural a cada três meses. Já nos meses intermediários, o próprio consumidor pode fazer a coleta da leitura para evitar o faturamento pela média dos 12 últimos meses.

Para incentivar os consumidores da zona rural a aderirem à autoleitura, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) realiza nas redes sociais e meios de comunicação uma campanha de orientação sobre o serviço, esclarecendo dúvidas e dando dicas de como realizar o procedimento de forma simplificada.

A vice-presidente do CEETO, Maria Guanamar Soares de Sousa, representante dos consumidores da classe rural, considera a autoleitura uma ferramenta muito útil para quem vive no campo. “A utilização desse instrumento permite o controle do consumo, evitando o faturamento por média que muitas das vezes impacta no orçamento familiar. A campanha trás a plenitude informativa aos consumidores da zona rural possibilitando o conhecimento dessa ferramenta disponível”, explica ao lembrar que o CEETO, constantemente, realiza iniciativas para informar os consumidores que moram em áreas rurais.

O acesso à informação de que poderia fazer a autoleitura foi uma surpresa para o aposentado Artur Lopes Ribeiro, 72 anos, dono de uma pequena propriedade a 60 quilômetros do centro do município de Bom Jesus do Tocantins. “Fiquei sabendo dessa nova forma pelos meus sobrinhos e netos, que me apresentaram pelo celular. Isso vai ajudar bastante no dia a dia, principalmente para as pessoas que, assim como eu, gostam de acompanhar como está o seu consumo de energia”, revela.

Saiba como fazer

Com um procedimento facilitado, basta o consumidor anotar o número que aparece no visor do relógio de energia e informar à Energisa, por meio da central, aplicativo Energisa ON, WhatsApp (63) 99222-6664 ou pelo site www.energisa.com.br.

Os dados da medição podem ser informados até três dias antes da data da próxima leitura, disponível na última conta de luz, ou você pode seguir as datas informadas no Calendário Rural distribuído pela Energisa.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...