Estado
Municípios do Jalapão unem-se para formalizar consórcio com foco no desenvolvimento da região
Foto: ATM
Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão | ATM
Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão

Prefeitos e representantes de sete municípios da região do Jalapão se reuniram, em Assembleia Geral Ordinária, nessa terça-feira, 27, na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, para discutirem e deliberarem a formalização de Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja) – união que visa desenvolver e executar ações e serviços públicos de forma integrada entre seus participantes.

Participaram do encontro os prefeitos Pastor João Martins (Mateiros), Carlão (São Félix do Tocantins), Suelene Lustosa Matos (Sussu) (Lizarda), Deusany Batista (Novo Acordo), Itair Martins (Rio Sono), Kléber do Sacolão (Ponte Alta do Tocantins) e representante do município de Pindorama. Integram ainda o consórcio os Municípios de Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins.

Na ocasião, os prefeitos deliberaram sobre o texto do Estatuto que constitui o Consórcio, os membros que devem compor a diretoria e o conselho Fiscal, além de revisarem o Protocolo de Intenções, que deverá ainda passar pelo crivo da Câmara de Vereadores dos Municípios que integram a parceria. Ficou definido ainda que o município de Novo Acordo sediará o Consórcio.

Eleições da Mesa

Durante a Assembleia Geral, os prefeitos presentes votaram para a escolha da diretoria e dos conselhos Fiscal e de Regulação. O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, será o presidente do Consórcio, tendo a prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, como vice-presidente. Os prefeitos de Novo Acordo, Deusany Batista, e de São Félix do Tocantins, Carlão, serão o 1º e 2º secretários, respectivamente. O Conselho Fiscal será formado pelos prefeitos Itair, de Rio Sono, Carlão, de São Félix  e Thiago Tapajós, de Pindorama.

O presidente do Consórcio, Pastor João Martins, disse que a união visa desenvolver e executar diversas frentes de trabalhos e serviços públicos nos Municípios consorciados, por meio de ações de governo descentralizado, e elencou algumas prioridades do Comurja. “Temos alguns objetivos nesse primeiro momento: a Infraestrutura dos Municípios, precisamos dar cara nova ao Jalapão; o ordenamento do Turismo, para evitar degradações ambientais; o lixo é um problema também, pois o aumento do fluxo de pessoas acarreta na geração de dejetos, e temos que ter condições de conseguir coletar tudo isso”.

O consórcio segue agora para a fase de estruturação e aprovação dos protocolos de intenção. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...