Educação
Confira prazos do Enade 2021 e quem deve participar
Imagem da notícia

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II, do ciclo avaliativo, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses cursos tinham previsão de ser avaliados em 2020, mas a avaliação foi prorrogada em razão da pandemia.

O Enade é componente curricular obrigatório e a regularidade do estudante perante o Exame é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados por meio do Edital n.º 36/2021, publicado no mês de julho, no Diário Oficial da União, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em um primeiro momento os coordenadores de cursos devem inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes) no Sistema Enade, até o dia 29 de agosto. A prova vai ocorrer de forma presencial no dia 14 de novembro, às 13h30, horário de Brasília. Após a inscrição dos coordenadores, os ingressantes serão dispensados da realização da prova, já os concluintes aptos pelo Enade devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ ou tratamento pelo nome social pode solicitar entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

Cursos avaliados

De acordo com o Edital n.º 36/2021, o Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação.

Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/português, Letras/português e espanhol, Letras/português e inglês, Letras/inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, Tecnologia em gestão da tecnologia da informação e Tecnologia em redes de computador.

Provas

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 será composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre 10 questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos; e 30 questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área. Quanto ao formato das questões, são, no total, cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha. Os estudantes terão 4 horas para realizar a prova. (UFT, com informações da Agência Brasil).

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...