Estado
Seciju comemora a oferta de escolarização em 82% das unidades penais do Estado

24 unidades penais do Tocantins oferecem ensino formal com turmas na modalidade EJA
24 unidades penais do Tocantins oferecem ensino formal com turmas na modalidade EJA

A educação dentro das unidades penais é uma ferramenta de transformação garantida pela Lei de Execução Penal (LEP), sendo assim uma das metas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) é levar escolarização para todas as unidades penais do Tocantins, trabalho esse que tem sido desenvolvido, e que resultou na oferta de educação formal a 82% das unidades penais, ou seja, 24 unidades dos 29 estabelecimentos prisionais do Tocantins.

A oferta de escolarização da Educação Básica às pessoas privadas de liberdade, neste momento de pandemia da Covid-19, tem ocorrido através do repasse de um kit pedagógico com roteiro de estudos e atividades impressas para serem respondidas dentro da cela no período de uma semana e, após finalizadas, são entregues à equipe pedagógica da unidade e repassadas aos professores que farão as correções e as orientações necessárias para a boa aprendizagem.

Metas

Somente em 2021, a Seciju com a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação (Semed) abriram seis novas turmas nas unidades penais de Colmeia, Segurança Máxima do Cariri, Formoso do Araguaia, Barrolândia, Tocantinópolis, Ananás, Palmeirópolis e Taguatinga, totalizando 24 unidades com oferta de ensino formal com turmas na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Conforme a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda da Seciju, Renata Keli Marinho, “a assistência educacional aos custodiados está prevista em resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e Conselho Nacional de Educação e o Sistema Penal. Diante disso, o Sispen comemora os resultados obtidos que mesmo em meio as dificuldades decorrentes da pandemia, tivemos a meta superada e continuamos possibilitando a educação nas unidades penais, por meio das parcerias possíveis entre Seduc e Semed, além do trabalho e empenho dos servidores penais, chefes e equipe dos cartórios”, destacou.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, explicou que esse avanço na escolarização possibilita a reintegração social das pessoas privadas de liberdade. “Nosso trabalho em todas as unidades penais têm como um dos grandes pilares criar meios para possibilitar a educação, o trabalho e a renda, levando a reintegração social integrada do custodiado, uma vez que, retornando para o convívio social, ele contribuirá positivamente com a sociedade e terá melhores oportunidades de construir uma vida digna”, frisou o gestor.

Uma das unidades penais que tiveram início da oferta de escolarização no início deste ano foi a Unidade de Segurança Máxima do Cariri (USMC), onde a novidade já vem trazendo benefícios. “A garantia da educação na Unidade Penal é uma força positiva a mais, tanto para gestão penitenciária, quanto para a sociedade, devido a reinserção social e também para a operacionalização do Sistema pois os custodiados têm melhor comportamento, mais autoestima e menos problemas psicológicos. Quando se fala em educação para reinserção social não é algo imediato, é um processo que exige tempo, mas o resultado disso é muito mais sólido”, explicou o chefe da Unidade, Alexandre Francisco Alves.

O custodiado da USMC, A.A.D.S, de 22 anos, voltou a estudar na Unidade e está cursando o 6º ano do ensino fundamental. “Quero até agradecer a oportunidade porque vai me ajudar muito, através do estudo vou ter mais chances de conseguir um emprego e também saber me comunicar melhor com as pessoas”, finalizou.

Plano Estadual de Educação em prisões

Ainda este ano, os titulares das Secretarias de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) deram um passo importante para a promoção e fortalecimento da educação no ambiente prisional com a assinatura do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal. 

O Plano Estadual, criado em parceria entre as duas Pastas tem como objetivo nortear a estratégia de oferta da educação em prisões no Tocantins que contemplará a oferta da educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a educação profissional, o ensino superior e a educação não formal, inclusive, podendo ofertar na modalidade presencial, à distância e/ou fazer uso da estratégia de ensino híbrido, considerando o contexto circunstancial, se necessário. 

Algumas das diretrizes para a educação no Sistema Penal do Estado Tocantins figuradas plano estadual são o Fomento à atividade educacional com orientação pedagógica buscando o desenvolvimento humano e a reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional; o fortalecimento das ações articuladas com diversos órgãos estaduais dos Poderes Executivo e Judiciário; o estabelecimento tratativas e parcerias formais com a Sociedade Civil Organizada para ações e controle sociais relacionados à política de mulheres no sistema prisional e a busca pela diversidade de oferta educacional, considerando atividades culturais e esportivas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...