Polí­tica
Saúde de Palmas apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021
Foto: Chico Sisto
Chico Sisto

Com uma apresentação detalhada das ações da Prefeitura de Palmas na Saúde, o secretário da pasta, Thiago Marconi, realizou na manhã desta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021. Na oportunidade, o gestor ressaltou que o município tem sempre buscado tornar Palmas uma referência em saúde para o País.

De acordo com Marconi, a receita total recebida por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS) foi de R$ 93.869.450,13 no período, sendo que o Município repassou o maior montante (R$ 53.217.035,03), evidenciando os investimentos feitos pela gestão. Em comparação com a receita do ano anterior (2020) houve um acréscimo de 16,82% nas receitas.

O secretário enfatizou ainda as melhorias na infraestrutura da rede municipal, com a entrega das novas instalações do Samu e da nova sede da Central Municipal da Rede de Frio, que é a responsável pelo armazenamento dos imunizantes necessários para a vacinação da população.

Por sua vez, o secretário executivo da Saúde, Daniel Borini, destacou a pesquisa do Instituto Votorantin que coloca Palmas em terceiro lugar no ranking de eficiência no combate à Covid-19. “Isso mostra que as ações desenvolvidas surtiram resultado e para nós é motivo de alegria saber que tomamos as medidas corretas para proteger a nossa população”, pontuou.

Borini explicou que o avanço da vacinação tem promovido resultados positivos no enfrentamento da pandemia, e ressaltou que o momento ainda inspira cuidados. “Estamos em um momento de desaceleração do contágio, mas continuamos vigilantes, sempre de olho nos indicadores e acompanhando o cenário epidemiológico”, enfatizou.

Fesp

O secretário executivo também pontuou sobre as ações desenvolvidas pela Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), na oportunidade representando a presidente Marttha de Aguiar Franco Ramos.

Foram elencadas na apresentação, as participações de servidores da saúde e residentes da Fesp nas capacitações, oficinas e minicursos voltados para a Educação em Saúde, oferecidos pela Fundação, principalmente no que diz respeito aos cuidados com o manejo da Covid-19.

Borini também apresentou os programas de residência em saúde mantidos pela Fesp, bem como as ações estratégicas com foco na ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Após a apresentação dos dados, os gestores responderam aos questionamentos dos vereadores, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e comunidade. (Secom Palmas)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...