
Digitalização e transformação digital são dois conceitos cada vez mais falados quando a conversa é a gestão de negócios. Porém, ao contrário do que possa parecer, digitalizar o seu negócio não se limita apenas a ter um site, um registro de domínio e redes sociais.
A digitalização e a transformação digital demandam investimentos e planejamento. Tudo isso para tornar o seu negócio mais competitivo e alinhado com as tecnologias atuais e ao perfil dos seus clientes.
Apesar de andarem de mãos dadas, a digitalização e a transformação digital possuem algumas sutis diferenças. Sendo assim, saiba mais sobre esse assunto e confira os tópicos abaixo.
Digitalização - Saiba o que ela significa
A digitalização é um procedimento que ganhou importância nos últimos anos, desde que várias ferramentas digitais passaram a conquistar espaço nas empresas.
Tecnologias como a Cloud Computing (a Computação em Nuvem) e a IA (Inteligência Artificial) se tornaram importantes para otimizar qualquer tipo de negócio, seja um pequeno empreendimento ou uma mega corporação.
Por isso, é possível dizer que a digitalização consiste na realização de tarefas por meio de ferramentas digitais. Um exemplo prático disso pode ser a transformação de documentos impressos em arquivos de computador.
Essa mudança no formato dos documentos traz algumas vantagens interessantes, como a possibilidade de armazenamento de arquivos na memória do computador, eliminando com isso os custos e a necessidade de imprimir e guardar vários papéis.
A digitalização dos negócios já era uma realidade antes da pandemia. Depois com o avanço da Covid-19, que obrigou várias empresas a se reinventarem, a digitalização se tornou uma grande aliada.
Práticas hoje conhecidas, como, por exemplo, o Home Office, gestão de tarefas e a organização de reuniões online são realizadas por meio de ferramentas digitais que se tornaram fundamentais para as empresas.
Transformação Digital - Como aplicar em seu negócio
A transformação digital é, por sua vez, mais estratégica. Ela não se limita a usar apenas algumas ferramentas tecnológicas para automatizar algumas tarefas. Ela consiste na mudança profunda da estrutura de uma empresa.
Por isso, para viabilizar a transformação digital em um negócio, é necessário muitas vezes traçar um planejamento prévio, alterando até mesmo a cultura da empresa.
Sendo assim, é possível afirmar que a transformação digital é o processo em que uma determinada empresa adota práticas de gestão digital em todos os seus setores, desde o RH, passando pela área das finanças até o atendimento ao cliente.
Na lógica da transformação digital, não importa qual é o segmento da empresa, o produto ou serviço disponibilizado. O fato é que os processos usados na sua produção e comercialização obedeçam às características das tecnologias digitais.
Por isso, mais do que ter um site e um registro de domínio, a transformação digital leva em conta o modo como o gestor passa a encarar o seu próprio negócio, sempre baseado no uso de tecnologias digitais.
Sendo assim, para o seu negócio surfar na onda da transformação digital, você deverá contar com tais tecnologias com as que veremos a seguir.
Computação em Nuvem
Ela possibilita a distribuição de informações, softwares, armazenamento de arquivos e outros serviços de computação em servidores compartilhados, interligados por meio da internet.
Em se tratando de uma gestão de negócio, a Cloud Computing estabelece muita praticidade no armazenamento de documentos, sejam eles de áudio, texto, vídeo e planilhas, tornando o gerenciamento das suas atividades mais ágil e eficiente.
Big Data
O Big Data também é chamado de Grande Volume de Dados. De acordo com o que o próprio nome aponta, o Big Data é o grande conjunto de informações que são geradas e armazenadas todos os dias no mundo todo.
O grande desafio das corporações, tanto das pequenas quanto das grandes empresas, é aproveitar esses dados para viabilizar o planejamento estratégico adequado e otimizar as tomadas de decisão, sempre com o intuito de entregar uma boa Experiência de Compra aos clientes.
Nesse universo de informações é possível fazer o cruzamento de diversos dados e assim obter informações essenciais para impulsionar um negócio ou criar novos serviços.
Inteligência Artificial
A IA está presente no nosso dia a dia mais do que você imagina. Os grandes exemplos disso podem ser as plataformas de streaming, tais como a Spotify, Disney Plus, Netflix e várias outras plataformas.
Por meio dos recursos de Inteligência Artificial, esses serviços de streaming trazem sugestões de conteúdo para os usuários com base no comportamento aprendido de acordo com o consumo do usuário.
No caso das empresas, a IA pode ser bastante eficiente no atendimento ao cliente, graças aos recursos dos chatbots, os atendentes virtuais.
Mobilidade
No atual contexto, em que os consumidores estão cada vez mais utilizando smartphones e outros dispositivos móveis para efetuar compras, a mobilidade se tornou fundamental para as estratégias das empresas para melhorar a interação com o público.
Além disso, tarefas essenciais dentro da gestão de um negócio, como controle de estoque, gerenciamento de equipe, administração das finanças e muitos outros processos podem ser realizados por meio de ferramentas em dispositivos móveis.
Entenda os benefícios que essas mudanças trazem para a sua empresa
Tanto a digitalização quanto a transformação digital trazem vários resultados benéficos para os seus negócios. Todos eles refletem em uma boa interação com os clientes e no aumento de vendas. Confira algumas dessas vantagens a seguir.
Integração de setores
Ao digitalizar o seu negócio você melhora a comunicação entre as diferentes áreas da sua empresa, centralizando a gestão e garantindo resultados mais satisfatórios ao compreender melhor as estruturas da sua empresa.
Com isso, setores como o RH, o atendimento, o financeiro, enfim, todos eles, trabalham de forma mais harmônica e equilibrada. Isso facilita as estratégias e as tomadas de decisões.
Automatizar processos
Com a integração dos setores, os processos na sua empresa se tornam automatizados e, com isso, há uma evidente melhoria na produtividade dos serviços. As equipes mais integradas e com as ferramentas adequadas, passam a render com mais qualidade.
Atendimento de qualidade
A digitalização completa da sua empresa também melhorar o atendimento aos clientes, pois há várias ferramentas tecnológicas que atualmente tornam possível compreender a jornada do consumidor e melhorar a Experiência de Compra.
O ponto mais perceptível de toda essa mudança é a agilidade no atendimento e na resolução de eventuais problemas dos clientes, acelerando o tempo de resposta aos clientes.
Redução de gastos
Com a transformação digital e a digitalização, é possível economizar, por exemplo, por meio do Home Office, evitando gastos de energia e transporte com os colaboradores.
Da mesma forma, também é possível também reduzir o número de documentos impressos por meio do armazenamento na nuvem e o tempo gasto com burocracias desnecessárias.
Digitalizar é a solução
Ter um site, um registro de domínio e marcar presença nas redes sociais é importante e fazem parte das estratégias empresariais. Todavia, a digitalização vai mais além, pois é necessária uma transformação digital completa na empresa.
Com isso, você consegue tornar o seu negócio muito mais competitivo e relevante, bem como obter vários benefícios no processo de gestão, na redução dos gastos e na integração entre os setores.
Portanto, a digitalização é o caminho para uma empresa de qualquer segmento se manter forte no mercado.