Polí­tica
Wanderlei Barbosa e Osires Damaso lamentam a morte do ex-deputado Luiz Tolentino
Luiz Tolentino faleceu aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada
Luiz Tolentino faleceu aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada

O ex-deputado estadual do Tocantins, Luiz Tolentino, 81 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 8. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia. Autoridades tocantinenses lamentaram o falecimento. O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.

Em nota, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, afirmou que Luíz Tolentino deixou um legado de homem público comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins. "Neste momento de despedida, clamo a Deus que envie o consolo aos corações dos familiares e dos amigos. A todos, os meus sinceros sentimentos", lamentou Barbosa. 

O deputado federal Osires Damaso também lamentou a passagem do ex-deputado e disse ter recebido a notícia com grande tristeza. "É com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Luiz Tolentino, 81 anos, em Goiânia. Nascido em Jacundá (PA), mas Araguatinense de coração e tocantinense com grande serviço prestado ao estado. Foi professor, vereador, deputado estadual e presidente da Assembleia. Tolentino deixa sua história marcada no nosso Tocantins. Me solidarizo com todos os familiares, nesse momento de dor e despedida. Peço a Deus que conforte aqueles que desfrutavam da sua companhia", lamentou o parlamentar. 

Osires Damaso também lamentou o falecimento de Hermógenes Sales de Lima, nesse domingo, 7, em Aliança do Tocantins. "Na sua carreira política destacou-se sendo subprefeito e vereador em vários mandatos no município de Aliança do Tocantins. Neste momento de dor e sofrimento, quero prestar minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte os corações de todos, por esta triste perda", lamentou. 

Perfil

Tabelião nascido em Jacundá (PA), Luiz Tolentino foi criado em Araguatins, norte do Tocantins. Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura daquela cidade, ofício que exerceu por dez anos. Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição Estadual e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...