Cultura
Projeto “A Geração dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores” estreia nessa sexta-feira

O Coletivo N.S.L.O, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realiza nesta sexta-feira, 12, às 20 horas, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, às 20 horas, a primeira exibição do projeto “As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores”. O evento é gratuito, sendo que a estreia é restrita a convidados, porém, haverá ainda exibição aberta pelo canal do Youtube do Coletivo N.S.L.O, a partir de sábado, 13.

O projeto é fruto de uma colaboração entre o pianista Dario Rodrigues Silva (Caçapava-SP) e o compositor Heitor Oliveira (Palmas-TO). A obra consiste em um sarau para pianista e assistentes com música de Heitor Oliveira e textos de Homero, Dante, Camões e Shakespeare, criada originalmente entre 2015 e 2017. Agora, é apresentada em formato audiovisual como um sarau para pianista e assistentes.

Conforme Heitor, trata-se de relações entre leituras de passagens literárias clássicas e a criação musical contemporânea, propondo a interação do pianista com seus assistentes. “É fruto de um processo de criação e de performance que proporciona reflexões e provocações no âmbito de práticas criativas colaborativas e interartísticas”, declara.

Ainda de acordo com o artista, na primeira parte, a composição desenvolve variações de ciclos rítmicos baseados na organização dos calendários gregoriano e positivista. Na segunda parte, constroem-se relações entre a leitura de passagens literárias clássicas e a exploração de sonoridades não tradicionais do piano e de sua combinação com vozes e ações dos assistentes. Na terceira parte, o recital é interrompido por um estranho cortejo pelas entranhas do teatro. Finalmente, na quarta parte, a composição assume caráter rapsódico, enquanto o pianista e assistentes lidam com as ruínas de suas lembranças e esperanças.

Para adaptação ao formato audiovisual, o projeto contou com direção de fotografia de Roberto Giovanetti, da Vanguarda Audiovisual.

“O projeto propõe uma especial oportunidade para o público tocantinense para apreciar a música clássica e contemporânea, além de despertar boas emoções”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

No dia 18 de novembro, o projeto exibe ainda lançamento fonográfico da obra musical em plataformas de streamings.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Adetuc, e com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...