Palmas
Meio Ambiente e Serviços Fundiários realizam atividade conjunta com uso de drones em Palmas
Imagem da notícia

O emprego de tecnologia para tornar os serviços do município mais eficientes, utilizando menos tempo e a um custo mais baixo já é uma realidade no município de Palmas. Exemplo disso foi uma atividade conjunta entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários que utilizou drones como ferramenta auxiliar de georreferenciamento de imóveis urbanos.

A Secretaria de Assuntos Fundiários está realizando o levantamento cadastral aerofotogramétrico para elaboração dos estudos de viabilidade de regularização fundiária em aglomerados urbanos informais no município de Palmas e o equipamento fez um sobrevoo em três Áreas Públicas Municipais (APMs), na região Sul da Capital, para obtenção das imagens.

De acordo com o diretor de Controle Ambiental, Adriano Pinto, a partir dessas imagens será possível determinar a demarcação de cada lote, individualmente, e assim dar continuidade ao processo de georreferenciamento, que antecede a expedição dos títulos dos imóveis.

“Porém, além da utilização das imagens para o processo de regularização fundiária, também já podemos obter informações sobre possíveis irregularidades ambientais e propor soluções a serem aplicadas nas áreas”, comentou Adriano Pinto.

Outros usos

Na rotina da FMA, os drones já são utilizados para as atividades de fiscalização e monitoramento. “Essa tecnologia permite mais precisão para realização de nossos trabalhos; a tecnologia nos permite visualizar uma área maior, mais detalhadamente e sem a necessidade de grandes deslocamentos”, observou o diretor de Controle Ambiental.

Tecnologias

O secretário de Regularização Fundiária e presidente da FMA, Fábio Chaves, afirmou que o uso de novas tecnologias na rotina dos trabalhos municipais, refletem os investimentos em valorização de carreiras e capacitação dos servidores.

“Uma das marcas da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro é o investimento no capital humano da Prefeitura, o que permite que o servidor esteja sempre atualizado. E um dos principais reflexos desse investimento é a entrega de serviços mais eficientes, com economicidade tanto de recursos, quanto de tempo”, comentou Fábio Chaves.

O secretário garantiu que essas tecnologias serão utilizadas nos processos de construção de projetos urbanos, especialmente os processos de regularização fundiária da Secretaria.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...