Economia
Tarifa social de energia pode alcançar mais 90 mil clientes com cadastro automático no Tocantins
Imagem da notícia

Cerca de 90 mil famílias do Tocantins podem receber abatimentos na conta de luz, mas ainda não estão cadastradas no Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa do Governo Federal já atende mais de 163 mil clientes tocantinenses e concede descontos de até 65%, dependendo do consumo de energia.  

Mensalmente, a concessionária de energia cruza os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico com a sua base de clientes e faz o cadastro automático. “Dessa forma, a empresa agilizou a inclusão desses consumidores. Por isso, é importante que o cliente observe a fatura de energia para identificar se já tem o benefício cadastrado. Nesse caso, no campo Classe/Subclasse da fatura estará escrito: Residencial/Baixa Renda”, explica a coordenadora de leitura da Energisa, Andrea Albernaz. 

Entre os clientes que podem receber o benefício, estão:  

- Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; 

- Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;

- Portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. 

A classificação dos beneficiados é determinada pela Resolução Normativa nº 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. “Os clientes que preencham os requisitos estabelecidos devem fazer e manter o cadastro no CadÚnico atualizado. Para isso, o interessado deve procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do seu município”, enfatiza Andrea. 

Descontos 

Os abatimentos são proporcionais ao consumo de energia elétrica. Quanto menor o consumo, maior o desconto. Sendo assim, para o consumo de 0 a 30 kWh mensais, o desconto é de 65%. De 31 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, o cliente não recebe o desconto.  

Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente: de 0 a 50 kWh mensais, o desconto é de 100%. De 51 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, sem desconto.  

Para mais informações sobre o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, o cliente deve entrar em contato por um dos canais de atendimento da Energisa: 

- WhatsApp: 63 9222-6664 / - Aplicativo Energisa On (iOS e Android) / - Agência digital: www.energisa.com.br 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...