Estado
Governo do Tocantins recebe Movimento Pró-BR-010 e garante apoio para a federalização dos trechos TO-020 e TO-050
Foto: Washington Luiz
Washington Luiz

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 4, o Movimento Pró-BR-010, que é composto por pecuaristas, agricultores, empresários e população de toda margem direita do Tocantins. Durante a reunião, os representantes do movimento solicitaram apoio do governo estadual para a aceleração da conclusão do processo de federalização, dos trechos da TO-020 e TO-050, além da pavimentação da BR-010, junto ao Governo Federal.

De acordo com o coordenador do Movimento Pró BR-010, Elpídio Ferreira Lopes, a reivindicação ao governador é referente ao apoio do Estado junto ao Governo Federal para priorizar o retorno das obras da BR-010.

“Nós viemos pedir ao governador Wanderlei Barbosa que juntamente com o seu corpo de governo priorize, ao lado do Governo Federal, as solicitações para o retorno das obras da BR-010. Nesse momento a gente luta pelo trecho de Aparecida do Rio Negro a Goiatins, que é um trecho bem isolado, que há trechos feitos outros não, e é uma região que demanda de uma estrada que dê para transportar os grãos e as prefeituras poderem transportar os seus pacientes e todas as atividades da região que dependem de uma via de qualidade”, explicou Elpídio Ferreira Lopes.

Tendo conhecimento das demandas do Movimento, o governador Wanderlei Barbosa sinalizou que, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), processos de licitação já foram abertos para a recuperação desses trechos. Todavia, também informou que estará articulando junto à bancada federal para a finalização dos processos para a federalização desses trechos.

“Os processos de licitações já estão abertos para recuperar esses trechos antes mesmo deles serem federalizados, porque entendemos a necessidade da nossa população. O Estado não pode parar por causa de estradas ruins. E quanto à federalização desses trechos, nós vamos articular uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, vou acionar a bancada federal, os nossos senadores para que a reunião seja marcada o quanto antes e quero que vocês venham comigo. Nós estamos nessa luta juntos”, afirmou o Governador.

Com a deliberação do governador Wanderlei Barbosa, o representante do Movimento Elpídio Ferreira saiu satisfeito da reunião pela presteza e comprometimento da gestão em atender a demanda do Movimento. “O Governador já nos informou que estão sendo feitas licitações por intermédio da Ageto, para melhorar os trechos da TO-020 que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro mesmo antes da federalização, e que ele vai fazer um serviço de qualidade e também o trecho de Porto Nacional a Silvanópolis que é um trecho que está bem ruim também, mas ele está licitando. Ele nos garantiu também que vai abraçar a causa do trecho da BR-010, que estará conosco nessa luta para solicitar e articular junto à bancada federal e o Ministro da Infraestrutura mais agilidade na execução da obra e federalização dos trechos”, finalizou.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...