BRK incentiva a diversidade e inclusão na formação profissional de mulheres encanadoras em Palmas
Imagem da notícia

Em busca de mais diversidade e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a BRK Ambiental, concessionária que cuida da água e do esgoto em 47 municípios do Estado do Tocantins, iniciou em Palmas neste mês de maio, em parceria com o Senai, uma formação em instalação hidráulica exclusiva para o público feminino. 

A aula inaugural ocorreu na última segunda-feira, 9, e contou com a participação de representantes da BRK, uma oportunidade de conexão com as 28 mulheres participantes.  

O gerente de operações da BRK em Palmas, Dalton Bracarense, explica que o objetivo da companhia é oportunizar mais diversidade no mercado de trabalho. “Essa iniciativa é uma oportunidade de geração de renda e contribui com a empregabilidade, formação e crescimento profissional das mulheres. Além disso, contribui para que o mercado tenha mais mulheres em profissões e posições antes privilegiadas para os homens”. 

Nas atividades serão abordadas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e ambiental, materiais utilizados, tipos de tubulações e formas de executar as ligações de redes de água e esgoto.  

Marly Dourado, 38 anos, é uma das alunas do curso. Ela conta que já trabalhou como agente de saúde e diarista, e que a oportunidade de aprendizado veio em uma boa hora. “Eu vejo esse curso como uma oportunidade de crescer e de entrar para o mercado de trabalho. Muita gente costuma dizer que é coisa para homem, mas mesmo mulher eu sei, por exemplo, trocar uma torneira, desentupir um cano. Agora vou poder realizar estas atividades de forma profissional”, conta Marly. 

Outra mulher que também está empolgada com a oportunidade é Milena Damacena. Ela já foi confeiteira, revendedora de tapetes e já trabalhou como garçonete. “Mais aprendizado nunca é demais. Minha mãe me inspirou a entrar no curso, ela faz trabalhos como pedreira e até eletricista. Ela é motivo de orgulho para mim e me fez querer trabalhar com instalações hidráulicas”, explica Milena. 

Sandra Leal é Diretora de Engenharia e Operações no Tocantins, e conta que a companhia possui o objetivo de ampliar o espaço da mulher nas operações. “Nós, mulheres, somos metade da população brasileira. Aqui na BRK trabalhamos para oferecer oportunidades iguais para todos, por meio de estratégias para ampliar as discussões e práticas sobre diversidade e inclusão. Uma dessas iniciativas é o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras que, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, impulsionou e continua alavancando profissionais negras e pardas para ocupar cargos de liderança, apoiando a pluralidade da companhia”.  

Na BRK, lugar de mulher é onde ela quiser. A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está no comando da empresa desde 2017, quando a companhia também assumiu o compromisso de promover a igualdade entre gêneros e a diversidade, com base no Women's Empowerment Principles (WEPs) da ONU. Na BRK, a participação feminina em diversas áreas da empresa, é fruto de um trabalho para atrair, formar e dar oportunidades a todos, sem distinção de gênero.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...