Estado
Corpo de Bombeiros recebe R$ 1,3 milhão para contratação e aparelhamento de brigadistas
Foto: Marcel de Paula
Marcel de Paula

Na Semana do Meio Ambiente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), reforça as ações de combate às queimadas irregulares com a assinatura, nesta quarta-feira, 1º, do Termo de Execução Descentralizada (TED) com Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) para repasse de R$ 1,3 milhão que vai viabilizar a contratação e o aparelhamento de brigadistas para atuarem na prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem em 2022.

O recurso é oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e o termo foi assinado no gabinete da Semarh pela secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Carlos Eduardo Souza Farias.

A secretária Miyuki Hyashida, falou da importância do repasse para acelerar e fortalecer o trabalho de combate às queimadas. “Esse recurso é essencial para que possamos agir e executar as ações de combate ao fogo. Nessa época do ano, além da prevenção e o monitoramento, é essencial a proteção dos brigadistas na execução das suas atividades”, explicou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Carlos Eduardo Souza Farias, enfatizou a importância da parceria com a Semarh. "Estamos no segundo ano, consolidando, junto à Semarh, que firmou essa parceria por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e está sendo um divisor de águas para consolidação dessas ações. Assim conseguimos fortalecer as ações de combate em todo o processo, possibilitando que mais pessoas possam atuar na prevenção, no corpo a corpo, seja nas escolas, seja com o produtor rural, fortalecendo as ações do projeto Foco no Fogo", disse, ressaltando que neste ano foi possível antecipar as ações para o início da temporada de estiagem.

Com o repasse do ano de 2021 foram contratados 80 brigadistas que foram distribuídos nas sedes das unidades operacionais do CBMTO nos municípios de Araguatins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...