Saúde
Vigilância Sanitária segue com inspeção da manipulação de alimentos nas praias da Capital

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas segue com as inspeções em todas as praias de Palmas. O foco da vistoria em barracas, quiosques e comércios em geral é monitorar o cumprimento de boas práticas no manuseio de alimentos em todos os finais de semana durante o mês de julho e assegurar a qualidade do que é servido à população. Neste fim de semana, mais uma vez, as praias do Caju, Prata, Buritis, das Arnos e Graciosa serão novamente visitadas pelas equipes da Visa.

O trabalho dos fiscais da Visa, em relação à temporada de praias de 2022, começou ainda em maio, quando as equipes realizaram fiscalizações prévias quanto à aplicação dessas práticas, bem como as medidas protetivas adotadas quanto à Covid-19, com expedição de notificações para as adequações das exigências sanitárias.

Em junho, as praias foram fiscalizadas e os estabelecimentos inspecionados novamente. No mesmo mês, os responsáveis por manipular alimentos em todas as praias passaram por oficinas de boas práticas nesse manuseio para se prepararem para a temporada de praias.

Ao final da temporada, as equipes da Visa irão confeccionar um relatório geral sobre o trabalho. No documento, serão expostos pontos positivos e negativos identificados, o quantitativo de termos gerados e as recomendações de melhorias à gestão para as próximas temporadas.

Boas práticas

As boas práticas no manuseio de alimentos são exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São regras que, quando praticadas, ajudam a reduzir o risco de contaminação dos alimentos, de forma a não oferecer perigos à saúde e à integridade do consumidor.

Confira alguns exemplos:

Mantenha sempre uma boa higiene pessoal. Deve-se dar atenção especial para a higiene correta das mãos sempre antes de manipular ou servir alimentos. Além de manter uma boa higiene corporal e utilizar as vestimentas e equipamentos de proteção adequados.

Use sempre água tratada ou filtrada e fervida. A água utilizada na cozinha deve ser de boa qualidade, ou seja, sem gosto, sem cheiro, transparente e livre de microrganismos perigosos.

Não deixe o lixo acumulado na cozinha. Por atrair insetos, roedores e outros animais, o lixo deve ser descartado em recipientes com tampa e removido diariamente, ou tantas vezes quantas forem necessárias durante o dia.

Mantenha o ambiente, equipamentos e utensílios sempre limpos. Deve-se realizar a limpeza e desinfecção de todos equipamentos e utensílios que entrem em contato com os alimentos. Além de manter limpos pisos, paredes, portas, janelas, ralos, banheiros, etc.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...