Palmas
Espaços destinados a amamentação são instalados nos Centros Municipais de Educação Infantil da Capital
Imagem da notícia

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Educação (Semed), instalou dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o espaço denominado 'Cantinho da mamãe: Amor em forma de leite', destinado a atender as mamães e servidoras da rede municipal de ensino que estão em período de amamentação.

A Prefeita Cinthia Ribeiro, acompanhada da secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, entregou na manhã desta segunda-feira, 22, o espaço de amamentação instalado no Cmei Ana Luísa Rodrigues, localizado no setor Bertaville. O espaço que conta com cadeira de amamentação, bancada com trocador de fraldas, armário e ar-condicionado, servirá de apoio para as mamães e servidoras da rede que estão em período de amamentação.

Além do Cmei Ana Luísa, outras seis unidades educacionais que atendem crianças matriculadas no Bercário I e II também receberam a instalação do espaço de amamentação. São eles: Cmei Amâncio José de Moraes, Cmei Ciranda Cirandinha; Cmei Cantinho Feliz, Cmei Romilda Budke Guarda, Cmei Sonho de Criança e Cmei Vitória Régia. Para a implantação desses espaços foram investidos pela gestão municipal o montante de R$ 42.903,00.

A prefeita Cinthia afirmou que o 'Cantinho da mamãe: Amor em forma de leite' foi pensado para ajudar as mamães a manter a amamentação. “Nós buscamos humanizar cada vez mais esse processo dentro de nossas unidades educacionais e dentro de outros espaços públicos da prefeitura. Cantinhos assim como esse, que começaram nos nossos Cmeis, já são uma realidade em toda nossa rede de educação e também dentro da Prefeitura de Palmas, no meu gabinete e a ideia é levar para outros lugares, como as unidades de Saúde, o Prédio do Buriti, entre outros”, declarou.

Segundo a secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, o espaço de aleitamento é importante tanto para as mães, quanto para os Cmeis porque servirá para motivar as mães a continuarem amamentando seus filhos mesmo após a licença maternidade. “É um espaço voltado tanto para as mães servidoras, quanto para aquelas que tem crianças matriculadas na unidade. A ideia foi criar um ambiente que incentivasse o aleitamento materno e que fosse acolhedor. Esses espaços farão muita diferença na rede municipal. Já temos sete instalados e expandiremos para as outras unidades que tenham crianças dessa faixa etária”, afirmou.

O 'Cantinho da mamãe' foi aprovado pela mãe do pequeno Anthony Miguel Chavier, Lorena Dias que disse estar muito feliz com o espaço. “Achei muito bonito e confortável. Antes eu amamentava em qualquer lugar do Cmei, mas agora eu terei um local bem aconchegante para amamentá-lo, um espaço muito bom que lembra a casa da gente”, afirmou.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...