Meio Ambiente
Ministério da Defesa apresenta plataforma "Painel do Fogo" para Bombeiros Militares
Foto: Luiz Henrique Machado
Luiz Henrique Machado

Bombeiros Militares de todas as unidades operacionais do Tocantins participaram nessa segunda-feira, 22, da capacitação "Painel do Fogo" (Panorama – Mapas Interativos), oferecido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa. A capacitação aconteceu durante todo o dia no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.

Além dos Bombeiros Militares, participaram representantes do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O Painel do Fogo (Panorama – Mapas Interativos) é uma plataforma lançada em 2021 pelo Censipam, que subsidia o acionamento das equipes de combate a incêndios florestais no País. A plataforma oferece, como produto principal, o serviço de rastreio do fogo a partir do agrupamento de focos de calor em eventos individuais de fogo. O sistema agrega diferentes dados geoespaciais, imagens de satélite e propriedades dos eventos individuais que, combinados a um indicador de nível de severidade, permitem o acompanhamento da evolução dos eventos.

A plataforma é gratuita e está disponível no site http://paineldofogo.sipam.gov.br/. O diretor executivo da Defesa Civil, Major Matos, explica que, no trabalho diário, a ferramenta oferece informações assertivas sobre a situação real das áreas observadas. " O Painel do Fogo nos ajuda a dimensionar melhor o incêndio ainda antes de deslocarmos para o local, orientar e apoiar uma brigada, e até mesmo verificar o quantitativo de eventos de fogo que estejam acontecendo em uma determinada área", explica.

O Coordenador Operacional do Centro Regional do Censipam, em Porto Velho (RO), Henrique Bernini, que está oferecendo a capacitação, explica que na análise das imagens, a ferramenta de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), em uma abordagem inovadora para as ações de comando e controle das agências envolvidas nas operações de combate ao fogo. Por meio da plataforma, é possível identificar, rapidamente, os focos de fogo que exigem maior atenção das equipes.

De terça-feira, 23, até quinta-feira, 25, a capacitação será oferecida para os Alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no auditório da Unitins, Campus Graciosa.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...