Cotidiano
O que fazer se o seu veículo foi removido por estar abandonado em via pública, na capital?
Foto: Divulgação Sesmu
Divulgação Sesmu

Os veículos abandonados em via pública têm se tornado um desafio para os gestores do trânsito, pois ocupam indevidamente os espaços públicos, impedem o estacionamento de outros veículos e chegam a transformar em problema de saúde pública e de segurança, na medida, em que, em muitos casos, a carcaça e os restos do veículo passam a permitir o acúmulo de sujeira e de água e podem virar depósitos de criadouros de mosquitos da dengue e de outras endemias. 

Com a mudança na Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), alterada pela lei nº 14. 440 de 2 de setembro de 2022, as autoridades de trânsito poderão remover veículos em estado de abandono ou acidentados, para o depósito do órgão de fiscalização, ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Em Palmas, os veículos abandonados em via pública serão recolhidos pela fiscalização de trânsito. 

O veículo abandonado em via pública, que for removido pelo agente de autoridade de trânsito, deve ser retirado em até 60 dias, sob pena de hasta pública, ou seja, de ser alienado de forma forçada, conforme a Resolução nº 623 de 6 de setembro de 2016, que trata do procedimento administrativo quanto à remoção, custódia e para realização de leilão de veículos removidos ou recolhidos a qualquer titulo, por órgão e entidades do SNT. 

Qual é o procedimento adotado no momento da remoção do veículo?

No momento da remoção do veículo, se o proprietário ou condutor não estiver presente, a autoridade de trânsito informará o Sistema Integrado de Operação (Siop) da remoção. E após a remoção, o órgão de trânsito recebedor do veículo publicará em Diário Oficial, da entrada do veículo no pátio. “Não aparecendo ninguém para retirada do veículo, em 60 dias, poderá ir para hasta pública, a contar da data do recolhimento”, explicou o agente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Hugle Carneiro Ivo Dias. 

O que fazer se o seu veículo, que estava abandonado em via pública, foi removido pela autoridade de trânsito?

O condutor deve se dirigir ao pátio da Sancar (empresa responsável pela guarda de veículos removidos), localizada na Rodovia TO-050, S/N, antigo Jóquei Clube, Plano Diretor Sul, depois da Arena Katherine, sentido Taquaralto/Centro. No local deve apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentos atualizados do veículo, quitar as taxas de estadia e do guincho, que devem ser pagas no local, e então retirar o veículo. (Secom Palmas)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...