Saúde
Estado agiliza cronograma e pacientes que aguardam cirurgias eletivas devem acompanhar andamento em sistema
Imagem da notícia

Para manter os pacientes que aguardam por cirurgia atualizados sobre o atendimento do procedimento eletivo agendado, o Governo do Tocantins conta, há quatro anos, com o Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera (Sigle). Nesse sistema, o usuário pode acompanhar com o número do seu Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) as informações de quantos pacientes aguardam o procedimento e quando chegará a sua vez. No site do Sistema cada paciente tem acesso aos procedimentos por unidade hospitalar, especialidade, subespecialidade e cirurgia.

Como são listas de espera públicas, qualquer cidadão, órgão regulador, áreas técnicas e profissionais da saúde podem acompanhar as informações na plataforma. Entretanto, somente os pacientes podem ver detalhes de identificação das próprias cirurgias. Todas as informações pessoais do usuário cadastrado que aguarda um procedimento, são sigilosas.

Controle e listas públicas

Criado pela área de tecnologia do Governo do Tocantins, o Sigle gerencia e dá transparência às listas de espera de cirurgias eletivas no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Parte da Instrução Normativa do Sistema foi criada considerando a necessidade de organizar um fluxo e normatizar o processo de regulação e autorização das cirurgias eletivas. O Governo do Tocantins cumpre o fluxo estabelecido em legislação específica que envolve as Centrais de Regulação do Estado, unidades hospitalares executantes e municípios solicitantes.

Segundo o gerente de Regulação de leitos, José Divino Dias Correria, com o Sistema não só os pacientes que necessitam de cirurgias podem acompanhar o andamento das filas, por tipo de procedimento, unidade hospitalar e outras informações, como a população em geral consegue verificar o tamanho das filas. “Também auxilia o Estado na elaboração de relatórios estatísticos, tomadas de decisão e serve para os órgãos de controle terem conhecimento das demandas. É um sistema que promove transparência”, enfatizou.

Neste ano, todos os 7.122 procedimentos cirúrgicos eletivos realizados nos 17 hospitais de gestão estadual e nas unidades contratualizadas, convênios ou hospitais municipais estavam inseridos no Sigle. “Ele gerencia as filas e publicita as informações aos usuários. Os órgãos municipais de saúde realizam o informativo dos pacientes e após a confirmação da necessidade da cirurgia os usuários são inseridos na lista, que tem critérios como ordem cronológica e clínica”, informou o gerente de Regulação de leitos.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...