Educação
Estudante de Colinas é medalhista de ouro na Olimpíada do Bicentenário da Independência
João Henrique Dantas, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, é medalhista de ouro na categoria Sênior
João Henrique Dantas, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, é medalhista de ouro na categoria Sênior

O estudante da 3ª série do ensino médio, João Henrique Dantas Macedo, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Colinas, conquistou a medalha de ouro na categoria Sênior pelo Tocantins, na Olimpíada do Bicentenário da Independência. Ele representará o Estado na quarta e última etapa da competição, que acontecerá em Brasília, no dia 1º de dezembro.

Em 2022 é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil. Como parte das comemorações deste bicentenário, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) teve a ideia de promover uma Olimpíada estudantil totalmente aberta e gratuita. Através de provas instigantes, o objetivo é provocar uma reflexão não só sobre a importância da Independência e seus desdobramentos históricos como contextualizar e traçar paralelos com a atualidade. Assim, as questões da Olimpíada abrangem vários temas transversais: Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, etc.

João Henrique contou que se inscreveu na competição incentivado pela mãe, que é também sua professora de história, Jesmary Dantas Macêdo. O estudante relatou que ao aceitar o desafio se empenhou para dar o seu melhor. “À medida que eu conseguia ir avançando de fases me interessava mais ainda pelo conteúdo programático e me dediquei bastante às leituras específicas. Estou feliz e orgulhoso em poder representar o nosso Estado e esperando ansiosamente pela última etapa”, destacou.

Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na Olimpíada do Bicentenário da Independência, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Educação; Turismo (Secretaria Especial da Cultura) e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A Olimpíada também teve apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Comunicações, além da Unesco.

Entenda

A Olimpíada da Independência foi dividida em quatro fases. As duas primeiras fases aconteceram com provas 100% online e na terceira etapa uma prova com questões objetivas foi aplicada com supervisão de professores oficialmente designados pela Coobinden. A Olimpíada possui duas modalidades: júnior com quase 5 mil inscritos e sênior com mais de 9 mil inscritos. Na quarta e última fase, que ocorrerá em Brasília, participarão os alunos campeões de cada estado, em suas respectivas categorias.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...