Estado
Governo discute o projeto Marina e viabiliza interlocução cultural com os povos tradicionais
Foto: Zezinha Carvalho
Zezinha Carvalho

As secretarias dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins e de Parcerias e Investimentos (SPI) debateram na manhã dessa segunda-feira, 6, no Palácio Araguaia, o projeto Marina Tocantins. A proposta visa buscar referências para a inclusão de aspectos que valorizem a cultura e tradições dos povos indígenas.

A secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreriá, reforçou, no encontro, a importância e a necessidade da valorização dos povos originários do Tocantins. Nesse sentido, a Secretária propôs um projeto que contará com atrativo turístico, comercialização de produtos e artigos originados das comunidades indígenas presentes em todo território do estado do Tocantins.

O secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, destacou que a concepção do projeto visa integrar um espaço moderno na Orla de Palmas, preservar e fomentar os valores históricos e culturais do Tocantins. “A ideia é potencializar uma área urbana que atualmente se encontra sem infraestrutura, desenvolver um projeto turístico de referência para a Região Norte e assegurar todo o conceito de sustentabilidade e boas práticas ESG. O debate e participação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais nesta fase de conceituação do projeto busca integrar um grande empreendimento econômico com o estímulo à valorização dos produtos, artigos locais e dos seus valores culturais”, ressaltou o secretário.

Marina do Tocantins

As duas pastas debateram sobre a possibilidade da criação do projeto Marina do Tocantins, que tem por escopo a construção de um espaço público com urbanização, sustentabilidade e valorização da cultura e turismo regional na orla da Praia Graciosa, em Palmas.

Estiveram, ainda, presentes no debate representantes da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias; da Secretaria da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins; e do Centro Universitário Católica do Tocantins.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...