Estado
Operadores de Segurança Pública serão aperfeiçoados para fortalecer atuação no Tocantins
Imagem da notícia

Cem servidores da área de Segurança Pública do Tocantins, sendo 97 da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), dois da Polícia Militar e um do Corpo de Bombeiros, serão aperfeiçoados para fortalecer a atuação em todos os municípios do Estado. O aperfeiçoamento acontece por meio do curso de Pós-Graduação em “Política e Gestão em Segurança Pública”, que é ofertado em parceria entre a (SSP-TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O curso teve início no último sábado, 4, e tem carga horária de 360 horas distribuídas em diferentes disciplinas teóricas e práticas. O objetivo é ampliar a capacidade dos profissionais para lidar com todos os tipos de situações que demandem expertise para a solução dos mais variados temas relacionados à Segurança Pública. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, lembra que o curso visa, não somente preparar melhor policiais civis, militares e bombeiros, mas fazer com que eles estejam alinhados aos mais modernos conceitos de combate à criminalidade, visando sempre o bem-estar da população tocantinense.

A coordenadora do curso professora Naíma Worm reforça que a pós-graduação, criada no âmbito do colegiado do Curso de Direito Campus de Palmas, representa um importante avanço nas relações institucionais entre a SSP-TO e a UFT. “Sabemos que a Segurança Pública é um dos grandes desafios dos atuais governos, exigindo a presença cada vez maior da Universidade e todo o arcabouço teórico e prático que ela pode ofertar. O curso foi construído com fundamento nos direitos humanos, cidadania e democracia”, explica. 

Aula Magna

A Aula Magna do curso acontece na próxima terça-feira, 14, às 19 horas, no auditório principal do Bloco da Reitoria, Campus de Palmas, e vai contar a participação do professor doutor Tarsis Barreto, que vai abordar o tema “Defesa social e proteção dos direitos humanos: os desafios na formação do profissional de Segurança Pública na perspectiva dos direitos fundamentais”.

O professor explica que o curso representa oportunidade de aprendizagem e maximização dos conhecimentos frente ao excelente quadro de agentes do Estado, com reflexos na prestação de serviço ainda mais amplo e qualificado. “A oferta deste curso coloca o Tocantins em posição de destaque no cenário nacional, no plano do aperfeiçoamento e preparação de seu quadro de pessoal na área da Segurança Pública”, afirma. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros

Polícia Militar

Secretaria Estadual de Segurança Pública

Universidade Federal do Tocantins

Wlademir Costa