Quarta-feira de Cinzas abre a quaresma dos católicos; confira a programação
Outra atividade religiosa que faz parte da programação no período é a Missa no Morro do Limpão
Outra atividade religiosa que faz parte da programação no período é a Missa no Morro do Limpão

O fim do carnaval é o início de um tempo fundamental no calendário cristão. A quarta-feira de Cinzas abre a quaresma, período em que os fiéis se preparam para viver a Páscoa - morte e ressurreição de Cristo.

Na catedral, as missas serão realizadas às 10h (voltada às crianças, com a Turma do Padre Dudu) e às 18h30 (público em geral). Há ainda a opção da Casa de Maria com oito celebrações (6h, 7h, 8h, 11h, 14h, 16h, 17h e 19h30). A missa das 19h30 será presidida pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, também em ação de graças pelos 69 anos de vida de Dom Pedro, comemorados no mesmo dia.

“A quaresma, para os católicos, relembra os 40 dias que Jesus passou no deserto. É um tempo de recolhimento, oração, silenciamento para poder ouvir Deus. As cinzas representam o reconhecimento de que somos pequenos, frágeis, viemos do pó e voltaremos a ser pó. O processo de conversão, de busca de uma vida nova requer essa identificação para entender tudo o que o senhor pode fazer a cada um de nós”, comenta o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.

Quaresma na Catedral

Nas sextas-feiras da quaresma, após a Santa Missa das 18h30, a Catedral recorda os mistérios da Paixão do Senhor por meio da Via-Sacra. A meditação das 14 estações (etapas em que são apresentados acontecimentos do caminho de Jesus até a cruz) é realizada na parte interna da paróquia.

Outra atividade religiosa que faz parte da programação desse período é a Missa do Limpão. Aos sábados, a concentração ocorre às 4h30 em frente ao Centro de Distribuição das Lojas Nosso Lar (TO-050, fim da avenida JK), caso não esteja chovendo. De lá, a comunidade segue de carro em direção ao Morro do Limpão. A subida é acompanhada de oração até o ponto final, onde a missa é celebrada ao nascer do sol.

A ideia das missas no Morro do Limpão é do padre Josemilson Calado Timóteo, de Lizarda, região do Jalapão. Ela surgiu como uma iniciativa mensal. No entanto, durante a quaresma, Padre Eduardo Zanom assumiu o compromisso de realizá-la semanalmente.

“Na Sagrada Escritura, Jesus se retirava em oração e subia o monte para falar com o Pai. Nesse espírito quaresmal, de penitência, vamos sair do nível comum, acordar cedo e mostrar ao senhor nossa disposição em encontrá-lo”, resumiu o sacerdote da Catedral.

Programação da Quarta-Feira de Cinzas

Missas na Catedral: 10h (para crianças) e 18h30;

Missas na Casa de Maria: 6h, 7h, 8h, 11h, 14h, 16h, 17h e 19h30.

Atividades da Catedral na Quaresma

Via-Sacra: todas as sextas-feiras, na Catedral. Início com a Santa Missa, às 18h30;

Missa do Limpão: todos os sábados (exceto se estiver chovendo), concentração às 4h30, em frente ao Centro de Distribuição das Lojas Nosso Lar -  marginal da TO-050.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...