Polí­tica
Câmara limpa pauta de votação em cinco Sessões Extraordinárias

A Câmara Municipal de Palmas apreciou na noite desta terça-feira, 9, oito matérias que tramitavam nas comissões permanentes. São Projetos de Lei Complementar do Executivo, Projetos de Resolução, veto integral do Executivo a Projeto de Lei do Legislativo e apreciação das contas da Prefeitura e da própria Câmara Municipal.

Foi aprovado em terceiro turno de votação o Projeto de Resolução nº 006/2009 de autoria do vereador Valdemar Júnior (DEM) que cria o Troféu Imprensa, comenda destinada a homenagear profissionais da área da comunicação que se destacarem em suas atividades. Foi aprovado ainda o Projeto de Resolução nº 004/2009 de autoria também do vereador Valdemar Júnior (DEM) e que cria a Comenda Maria Rosa Castro Sales, comenda que se destina a homenagear moradores pioneiros de Palmas. Projetos aprovados por unanimidade.

Os vereadores aprovaram também o Processo nº 1871/2004 que trata da Contas Anuais Consolidadas do Exercício Financeiro de 2003 do Poder Executivo e Câmara Municipal de Palmas, administrações Nilmar Ruiz e Wanderlei Barbosa, respectivamente. A votação foi secreta, mas muitos parlamentares fizeram questão de justificar o voto pelo acompanhamento do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado que recomenda a aprovação. Os vereadores Valdemar Júnior e Lúcio Campelo alegaram que não tinha conhecimento do conteúdo da matéria e foram informados que o processo tramita na Casa desde o ano passado. A matéria foi aprovada por 11 votos a favor e apenas um contra.

Já o Projeto de Lei Complementar nº 003/2009 de autoria do vereador Aurismar Cavalcante (PP) que dispõe sobre o prazo de validade da licença provisória de uso do solo, com parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foi reprovado por sete contra quatro votos, sendo que houve uma abstenção. Os vereadores da bancada do governo consideram que o projeto é inconstitucional e se aprovado poderia criar dificuldade para a administração pública quanto à regulamentação de imóveis.

Foram apreciados também o projeto de Resolução nº 008/2009, que trata de mudança na eleição da Mesa Diretora da Casa estabelecendo que em caso de empate o candidato vitorioso é o que tem mais tempo de mandato e não o mais velho como critério anterior, aprovado por 7 votos a favor e 5 contrários. E o projeto de Emenda à Lei Orgânica 003/2009 que veda a reeleição de membros da Mesa Diretora da Casa aprovado por unanimidade.

Os parlamentares decidiram ainda manter o Veto Integral do Poder Executivo ao Autógrafo de Lei nº 912, de 4 de maio de 2009, decorrente do Projeto de Lei nº 012, de 10 de março de 2009 que trata da obrigatoriedade das agências bancárias e equivalentes manterem profissionais de segurança no âmbito dos caixas eletrônicos entre as 08 e 22 horas, de iniciativa do vereador Lúcio Campelo (PR). Uma das matérias mais polêmicas da noite, dividiu o plenário, até o líder da bancada Bismarque do Movimento orientou voto pela derrubada do veto, reforçada pelo autor do projeto que reclamou que não foi ouvido sobre o veto. Aberta a urna da votação secreta, uma surpresa empate de 6 a 6, o que garante o veto.

Foi retirado da pauta sob protestos do vereador Milton Neris (PT) o Projeto de Lei Complementar nº 007/2009 que prorroga no âmbito do município de Palmas o prazo da licença maternidade das servidoras públicas municipais. A matéria ainda aguarda parecer da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. O líder do governo Ivory de Lira apresentou proposta considerando o projeto de urgência. Agora a comissão terá o prazo de 3 dias para dar o parecer.

Fonte: Dircom/CM Palmas

 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aurismar Cavalcante

Bismarque do Movimento

Câmara de Palmas

Ivory de Lira

Lúcio Campelo

Milton Neris

Política

Sessões Extraordinárias

Troféu Imprensa

Valdemar Junior

Wanderlei Barbosa