Palmas
Redução da maioridade penal é discutida nas Câmaras de Palmas e Gurupi

Defensores Públicos estiveram presentes na Câmara Municipal de Palmas, nesta quarta-feira, 14, em busca de apoio na Mobilização Nacional pelo direito de defesa da criança e adolescente contra a redução da maioridade penal.

Para Júlio César Cavalcante Elihimas, defensor público, a mobilização é para conscientizar os poderes e a sociedade de que a redução não é a solução. Ele argumenta que os menores de dezoito anos estão em processo de formação e precisam de programas de reestruturação para inseri-los na sociedade. Outra questão abordada pelo defensor é que o Brasil não tem estrutura para receber estes jovens no sistema carcerário.

“A redução não é uma solução para a criminalidade, existe uma série de medidas sócioeducativas presente no Estatuto da criança e Adolescente que se fossem realmente aplicadas não haveria tanta criminalidade”, afirmou Júlio César. Ele ainda aponta o grande inchaço no sistema penitenciário, o que viria a prejudicar a recuperação de jovens infratores.

A coordenadora do Centro de Defesa da Criança e Adolescente, Simone Brito, pede que este assunto seja avaliado com mais serenidade, ela apresenta pesquisa que aponta o Brasil com 10% dos jovens sendo infratores e faz uma comparação com o Japão, país desenvolvido que têm um número maior, 46 %. Diante deste dado ela aponta a possibilidade de um número ainda menor no Brasil, se aplicada políticas públicas de prevenção, permitindo a esses jovens o acesso a educação, cultura, lazer e saúde.

O vereador Milton Neris (PT), usou a tribuna e disse que não é a prisão que irá reeducar os adolescentes, considerando que o lugar é o próprio incentivador do crime, “não podemos colocar os adolescentes ao lado de criminosos que não tem mais jeito”.

Para Lúcio Campelo (PR) esta é uma questão social e precisa ser tratado com muita seriedade. “O sistema é falido, é necessário sensibilizar o congresso, pois eles têm de fato o poder para isso, é uma problemática social e não só financeira, prisional, é uma situação muito mais vasta”, ponderou.

O vereador Gustavo Coelho (PT) defendeu os trabalhos realizados nas Escolas de Tempo Integral e disse que assim é possível evitar que estes jovens fiquem na rua se envolvendo com questões erradas. Para ele não é a punição que irá diminuir a criminalidade, mas a prevenção.

O vereador Hermes Damaso (PDT) também é solidário aos colegas parlamentares e aos defensores públicos que defendem a causa e disse que o sistema prisional do país não recupera ninguém.

Já o vereador Aurismar Cavalcante (PP), questionou o direito que é dado a estes mesmos jovens de escolher os representantes políticos, e disse que da mesma forma eles tem que ter a responsabilidade de responder por seus delitos. Ele também concorda que o problema é social e que é preciso investir em mais educação.

O presidente da Casa Wanderlei Barbosa (PSB) encerrou a sessão colocando a Câmara sempre pronta para discutir o tema e disse que a diminuição da idade da responsabilidade criminal é uma questão muito complexa. “Não podemos emitir opiniões sem uma ampla discussão sobre o assunto”, disse o vereador

Gurupi

A Câmara Municipal de Gurupi também debateu o assunto nesta quarta-feira. A audiência pública foi organizada pela Defensoria Pública de Gurupi.

O representante da Defensoria Pública, Neuton Jardim dos Santos, comandou as discussões acerca do assunto e se posicionou contrário a redução da idade penal, assim como a maioria dos debatedores presentes na audiência.

A Defensoria pública solicitou aos representantes do legislativo local que articulem junto aos senadores da República e deputados federais do Estado para votarem contra esta proposta.

Estiveram presentes na audiência a promotora Jussara Barreira, o defensor público Ronaldo Ruella, o juiz Wellington Magalhães, o diretor regional da Defensoria Pública Neuton Jardim, além dos vereadores Marcão do Povo, Kita Maciel, Profª Zenaide e Jonas Barros. Representando a Delegacia Regional de Ensino, Adriano Ribeiro, a Polícia Militar, Capitão Dourado e o Representante do conselho tutelar, José Guimarães.

Da redação com informações Dircom/CM Palmas

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aurismar Cavalcante

Câmara de Gurupi

Câmara de Palmas

Defensoria Pública

Gurupi

Gustavo Coelho

Hermes Damaso

Júlio César Cavalcante Elihimas

Lúcio Campelo

Maioridade penal

Milton Neris

Neuton Jardim dos Santos

Palmas

Simone Brito

Wanderlei Barbosa