Geral
Deputados solicitam retomada de obra de saneamento em Bom Jesus
Foto: Ises Oliveira
Água do município tem enorme concentração de coliformes, segundo Halum | Ises Oliveira
Água do município tem enorme concentração de coliformes, segundo Halum

A retomada das obras do sistema de tratamento de água e esgoto na cidade de Bom Jesus do Tocantins foi o principal assunto debatido na sessão matutina desta quarta-feira, dia 10. O deputado César Halum (PPS) levantou a questão ao comentar sobre um requerimento de sua autoria, aprovado na ordem do dia de hoje, que pede providências com relação à qualidade da água que a população está ingerindo. Na tentativa de sensibilizar os deputados para a resolução do problema, dezenas de vereadores e líderes políticos de Bom Jesus participaram da sessão.

César Halum destacou a necessidade da conclusão da obra de saneamento como forma de garantir a saúde da comunidade. “Essa grave situação vem se estendendo há quatro anos. Não podemos admitir que a população continue sofrendo com a falta de água tratada com enorme concentração de coliformes”, frisou o deputado ao apresentar uma amostra da água colhida no município.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), também comentou sobre sua preocupação com a comunidade. Ele disse que esteve reunido com o secretário estadual da Infra-estrutura para debater uma solução para o problema, já que a obra do Governo Federal foi paralisada pela Polícia Federal em virtude de irregularidades relacionadas à Funasa, responsável pela administração da obra.

“Me solidarizo com a comunidade e com o prefeito Jairton Castro (DEM) que também é vítima da situação, pois consome da mesma água e está tentando, como nós, encontrar uma saída para o problema”, defendeu Coimbra.

O discurso do presidente da AL ganhou reforço nas falas dos deputados Pedro Lima (PR), Josi Nunes (PMDB), Raimundo Moreira (PSDB), Sandoval Cardoso (PMDB) e Marcelo Lelis (PV) que demonstraram apoio aos líderes do município. Lelis propôs a criação de uma Comissão Especial no Parlamento para debater o assunto.

Já Sandoval Cardoso afirmou que, em atendimento a um ofício do seu gabinete, a Secretaria de Infra-estrutura se comprometeu a encaminhar, nesta quarta-feira, dia 10, uma equipe para Bom Jesus para analisar as condições da obra e dar uma posição aos parlamentares. ”Lamentamos o fato, e estamos empenhados em resolver a situação para que a comunidade de Bom Jesus possa ter um sistema de água adequado que venha ao encontro de suas necessidades”, ressaltou Sandoval.

Fonte: Dicom/AL

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

Bom Jesus do Tocantins

César Halum

Funasa

Jairton Castro

Josi Nunes

Júnior Coimbra

Marcelo Lelis

Pedro Lima

Raimundo Moreira

Sandoval Cardoso