Polí­tica
Gaguim recebe Lula e destaca importância da Norte-Sul para o Tocantins
Foto: Valério Zelaya
Valério Zelaya

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) acompanhou o Presidente Lula durante a visita à fábrica de dormentes da TIISA, na cidade de Talismã, na divisa com o estado de Goiás. Durante a visita, o presidente acompanhou a fabricação de dormentes e em seguida percorreu de trem um trecho de 17 km até chegar na divisa Tocantins/Goiás, onde instalou alguns dormentes.

Em Palmas, o governador recepcionou o presidente em sua chegada no Aeroporto Lysias Rodrigues. Em seguida, o presidente e sua comitiva seguiram para o local de inauguração do trecho de 256 km da Ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas e Porto Nacional ao Pátio Multimodal de Colinas. De acordo com o presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), a previsão é que até 20 de dezembro, os trilhos cheguem até Anápolis (GO).

O governador, que não participou da inauguração em cumprimento à Legislação Eleitoral, fez questão de enfatizar a importância da ferrovia para a consolidação do desenvolvimento do Tocantins. “Essa é uma das mais importantes conquistas para o nosso Estado, já que representa a chegada de novas indústrias, a geração de novos empregos e mais oportunidade para nossa população”, afirmou.

Ferrovia

Entregue pelas mãos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foram inaugurados dessa vez, 256 quilômetros de trilhos que vão interligar o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, localizado a 20 quilômetros da Capital.

Só na construção deste trecho foram investidos R$ 821 milhões. Com os pátios multimodais são R$ 980 milhões em investimentos.

Para a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), a conclusão deste trecho é a garantia de importantes conquistas para o município. Segundo a prefeita, será implantado no local um pátio industrial para o recebido de produtos como petróleo e produção agrícola. “Atrás desse desenvolvimento vêm as nossas indústrias e vem também a geração de emprego e renda”, completou.

Em seu pronunciamento, Lula foi incisivo ao falar da importância da ferrovia para o Estado e para o Brasil. Lançada em 1987, só agora as obras são realidade. Hoje, são 504 quilômetros concluídos. “Esse é o futuro do Tocantins”, afirmou.

Também estavam presentes o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro interino dos Transportes, Mauro Barbosa; o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), além de outras autoridades.

Fonte: Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aeroporto Lysias Rodrigues

Carlos Gaguim

Eleição 2010

José Francisco das Neves

Legislação Eleitoral

Política

Porto Nacional

Presidente Lula

Raul Filho

Talismã

Teresa Martins

Valec