
O Bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo juntamente com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri abençoam e inauguram em Araguaina o Seminário Menor Propedêutico Don Corona na próxima quinta-feira, 28, às 8h30. O Núncio visitará as 6 paróquias da cidade, o Hospital Dom Orione e faz palestra sobre o Acordo Brasil Santa Sé no anfiteatro Padre Remiggio Corazza, na Faculdade Católica do Tocantins (FACTO).
O Seminário começou a ser construído em 2007, com ajuda do padre Alex Saldanha Corona, motivado pela proposta de criação da sede da Diocese de Araguaína, também, pela estrutura educacional da cidade, são razões para a instalação do Seminário.
A conclusão da construção só foi possível com ajuda das famílias de Rosalba e Flávio Quinta (in memorian), Janete e Ernandes Candido Oliveira, Vânia e Reno Graziane e Vãnia e João Batista, que organizaram juntamente com mais de 70 voluntários, no mês de maio o maior evento beneficente religioso do Tocantins, o Show da Família. Na oportunidade o Padre Fábio de Melo reuniu no estacionamento do Estádio Mirandão, mais de dez mil pessoas.
Com o funcionamento do Seminário Don Corona abre-se o diálogo para a criação da Diocese de Araguaina ou a instalação da residência oficial do Bispo de Tocantinóplis na cidade.
Localizado na Vila Ferreira, o Seminário Menor Propedêutico Don Corona conta com uma área construída de 736,79 m², dividida em: Capela, jardim, sala de estudo, biblioteca, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de estar e 10 apartamentos com capacidade de receber até 20 seminaristas.
Para ingressar no seminário os estudantes, futuros padres, deverão ter concluído o Ensino Médio (há exceções). A formação religiosa começa com estudo de introdução à Bíblia Sagrada, orientação pastoral, formação da espiritualidade humana afetiva, aulas de boas maneiras, aulas de línguas: Latim, Italiano e Português. Seguida de um ano de Filosofia e Teologia. Sob orientação e reitoria do Padre Edvaldo Pereira da Silva. Logo após a inauguração, 6 seminaristas iniciam os estudos religiosos no Don Corona.
Fonte: Assessoria de Imprensa