Campo
Capacitação e recuperação de pastagens podem garantir o aumento do rebanho tocantinense
Foto: Joatan Silva
Joatan Silva

O secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, listou as principais ações do Governo, para aumentar a produtividade tocantinense, durante o encontro semestral dos técnicos da Coopvag - Cooperativa de Profissionais Liberais do Vale Araguaia, que aconteceu nesta quinta-feira, 9 de junho, em Palmas. “Hoje, no Tocantins, a média é de uma cabeça de gado por cada hectare de pasto, mas queremos elevar para 1,8 ou até duas cabeças de gado por cada hectare”, informou.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, com o crescimento da produção de grãos no Estado, haverá uma redução natural na área das pastagens, que deverá perder uma área de cerca de 30%, para a agricultura. Contudo, ele assegurou que é possível aumentar o rebanho do Estado de oito para 12 milhões de cabeça, através da implementação de novas tecnologias e capacitação.

Ruiter Padua informou, ainda, que o Governo quer desenvolver trabalhos para recuperar áreas agrícolas degradas do Tocantins e aumentar a produção, mas também quer investir em capacitação no meio rural. “No passado tivemos diversas ações para aumentar a nossa produção, mas faltaram pessoas capacitadas para garantir a continuidade dessas iniciativas”, recordou.

Durante a reunião, o secretário também falou sobre diversos projetos do Governo para fomentar a aquicultura (produção de peixe), a apicultura (produção de mel de abelha), a produção de grãos e a criação de gado. Na ocasião, os técnicos da Coopvag tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre ações do governo, que já estão em andamento, como por exemplo, a proposta para facilitar a aquisição do licenciamento ambiental.

Os técnicos que participaram da reunião fazem parte do Programa de ATES - Assessoria Técnica, Social e Ambiental, prestam assistência nos diversos assentamentos rurais do Programa Nacional de Reforma Agrária. Ao todo, cerca de 4.380 famílias tocantinenses são atendidas pelos 85 técnicos. A cooperativa possui núcleo operacional em Palmas, Araguacema, Colinas, Porto Nacional, Couto Magalhães e Bernardo Sayão.

Fonte: Ascom Seagro

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Capacitação Profissional

Recuperação de Pastagens

Reforma Agrária

Ruiter Pádua

Secretaria Estadual da Agricultura

Vale do Araguaia