Economia
Tocantins está em 1° lugar no ranking nacional de trabalho infantil
Foto: Divulgação
Divulgação

A Audiência Pública alusiva ao dia 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, realizada nesta quinta-feira, 9, apresentou dados alarmantes acerca do trabalho infantil no Tocantins. Como forma de enfrentar esse quadro foi aberta uma discussão entre os órgãos estaduais de proteção à infância e a adolescência e a sociedade civil para retomada do Fórum Tocantinense para Erradicação do Trabalho Infantil.

Na ocasião, os auditores do trabalho, Josenilton Soares e Marcos Calixto sugeriram a inclusão dos parâmetros da aprendizagem no Fórum, que passará a se chamar Fetipa - Fórum Tocantinense para a Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem.

De acordo com o IBGE/ PNAD 2009, o Tocantins está em 1° lugar no ranking nacional de crianças trabalhando na faixa etária de 5 a 17 anos. São 54.994 crianças e adolescentes no trabalho infantil, o que corresponde a 15,75% da população nesta faixa-etária. Se considerarmos a faixa etária de 5 a 14, em que não é permitido nenhum tipo de atividade profissional, este dado é de 21.864 crianças e adolescentes.

Segundo a superintendente do Trabalho e Emprego no Tocantins Ildemar Barbosa todos os órgãos e agentes do poder público são importantes na luta contra o trabalho infantil, mas explica: “A reativação do Fórum se torna fundamental porque a efetivação das ações só se dá com o apoio da sociedade civil”.

O secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo Sousa, lamentou o quadro tocantinense apontado pelos dados do IBGE, mas reafirmou o compromisso do Governo do Estado em tirar as crianças ruas e do trabalho infantil, para tanto pontuou: “O governo do Estado defende a educação integral”. A proposta segundo o secretário é proporcionar as crianças e adolescentes não apenas a escola em período integral, mas uma educação que proporcione uma aprendizagem mais difusa.

Já a subsecretária da Assistência Social, Vicença Lino, expôs o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setas, por meio do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com as crianças que são retiradas do trabalho infantil.

No Tocantins 9.110 crianças e adolescentes são atendidas pelo Peti em 120 municípios. A Setas é responsável pela coordenação estadual do Programa que envolve treinamento, monitoramento entre outras atividades direcionadas.

De acordo com informações da OIT - Organização Internacional do Trabalho de 1992 a 2004 houve a diminuição da incidência de trabalho infantil na faixa-etária entre 5 e 9 anos. Devido a participação dessa demanda no Peti.

Além do Peti a Setas desenvolve programas e projetos preventivos, que visam apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social evitando que as crianças e adolescentes migrem para o trabalho infantil. Tratam-se de projetos de inclusão produtiva, capacitação e qualificação profissional, entre outros.

Estiveram presentes no evento a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Silvana Pafieniuk, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Mayla Mey Alberti, a Superintendente do Trabalho e Emprego no Tocantins, Ildemar Barbosa, o secretário da Educação, Danilo Melo, as subsecretárias estaduais da Assistência Social, Vicença Lino, e do Trabalho, Mariza Sales, além de representantes de Ongs, Pastoral da Criança , Sistema “S”, entre outros.

O que é trabalho infantil

Entende-se por Trabalho Infantil todas as atividades realizadas por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, com fins econômicos ou de sobrevivência, remuneradas ou não, ou que visem lucro, e mesmo sem remuneração. Não se consideram neste contexto as atividades de trabalho na condição de aprendiz, que são permitidas a partir dos 14 anos, independente da sua condição ocupacional.

Como denunciar

Acione o Conselho Tutelar;
Procure um Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS;
Acione a Superintendência Regional do Trabalho;
Acione o Disque 100.

Fonte: Ascom Setas

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Audiência Pública

Danilo de Melo Sousa

Ildemar Barbosa

Organização Internacional do Trabalho

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social

Trabalho Infantil

Vicença Lino