Polí­tica
Cobiçado por legendas, Amastha articula grupo suprapartidário e não descarta candidatura em 2012
Imagem da notícia

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 4, o empresário Carlos Amastha comentou sobre suas movimentações políticas visando as eleições municipais de 2012. Depois de encontro com líderes e presidentes de partidos de Palmas nesta manhã, o empresário disse que pediu aos políticos apoio para a criação de um grupo suprapartidário. “A intenção neste momento é discutir as questões de Palmas, independente de Partido”, informou.

Não é de hoje que Amastha tem sido visado por presidentes de partidos e líderes políticos. Desde o começo do ano, o empresário tem se movimentado e defendido a articulação de um grupo independente de partidos. No entanto, mesmo com as articulações com líderes políticos como o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, que esteve no encontro desta manhã, o empresário continua destacando que ainda não pensa em concretizar sua candidatura. De acordo com ele, neste momento, “a idéia é a criação para discutir a cidade sem bandeiras partidárias”.

Mas o empresário não descarta a possibilidade de lançar candidatura própria à Prefeitura de Palmas já no ano que vem. A intenção, segundo ele, é analisar os projetos políticos para a eleição do ano que vem, e definir se irá acompanhar um possível candidato, ou simplesmente ele mesmo assumir a frente, se candidatando. “Na classe política, se vermos um projeto que nos satisfaça, temos duas opções: ou apoiaremos quem o abraçar, ou eu mesmo o abraçarei”, completou.

No encontro desta manhã, com Carlos Amastha estiveram presentes, além do presidente do PT, o deputados Sargento Aragão e Eduardo do Dertins – ambos do PPS, os vereadores Divina Márcia e José do Lago Folha Filho, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero e o presidente regional do PCdoB, professor Nilton Barbosa.

Convites de partidos

Mesmo erguendo a bandeira do suprapartidarismo, Amastha não pode negar que o interesse de grandes partidos do Tocantins tem sido grande e o assédio em torno de seu nome tem aumentado consistentemente.

Durante encontro estadual do PMDB, no último mês, o presidente nacional da legenda, senador Valdir Raupp convidou o empresário publicamente para se filiar no Partido. Em entrevista ao Conexão Tocantins na última semana, o deputado Sargento Aragão informou que pretende também convidar o empresário para compor com o PPS. No entanto, ambas já tem seus candidatos virtuais para 2012. São eles: o deputado Eli Borges (PMDB), que não pode comparecer ao encontro, e o próprio Aragão.

Outro partido que tem corrido por fora nessa disputa é o PT. Ainda sem candidato pré-definido para suceder o prefeito Raul Filho (PT), o presidente regional da sigla, Donizeti Nogueira tem tido reuniões frequentes com Amastha.

Definições até setembro

O empresário, que atualmente é filiado ao Partido Verde, tem até o mês de setembro para chegar a essas definições, por conta do prazo determinado pela justiça eleitoral de filiação partidária para o registro de candidatura. No atual momento, o presidente regional do partido, deputado Marcelo Lelis é o mais cotado para concorrer ao Paço Municipal nas eleições de 2012.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Alan Barbiero

Carlos Amastha

Divina Márcia

Donizeti Nogueira

Eduardo do Dertins

Eleições 2012

Eli Borges

Nilton Barbosa

Prefeitura de Palmas

Sargento Aragão