Campo
Órgãos do governo e da iniciativa privada discutem projeto para cadeia produtiva do leite no Tocantins
Imagem da notícia

Sindicato, proprietários de laticínio, entidades públicas e privadas se reuniram para discutir o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado Tocantins. O encontro ocorreu na tarde da terça-feira, 16 de agosto, no gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e contou com a participação do secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua.

O principal problema apontado pelos empresários e pelo Sindileite – Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Tocantins é a redução do volume de produção, cerca de 60% em média no período da estiagem. Além da baixa produtividade, a queda de preço, as dificuldades para manter os tanques de resfriamento, o valor alto do frete, a falta de conservação das estradas vicinais, foram algumas das dificuldades expostas pelo presidente do Sindileite, Nilton Donizete da Silva. “Nosso objetivo é conseguir o apoio do Governo para melhorar a produção e a qualidade do leite produzido aqui no Estado”, disse.

Segundo Ruiter Padua, é necessário melhorar o pasto para aumentar a produção de leite. Na oportunidade o secretario informou que hoje, durante a reunião do CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico - foi apresentado um projeto propondo a instalação de tanques de refrigeração para pequenos produtores de leite. “O objetivo do governador Siqueira Campos é trabalhar para melhorar a qualidade devida da população tocantinense e queremos oferecer assistência técnica para o produtor melhorar a qualidade de sua produção, possibilitando oportunidades de concorrer no mercado e aumentar sua renda”, defendeu.

A próxima reunião com os envolvidos no projeto; Seagro, Ruraltins, Adapec, Senar, Sic, e Sebrae ficou agendada para o próximo dia 26 de agosto, em Palmas. Participaram da reunião desta terça-feira, empresários de laticínios da região do médio Araguaia, que compreende os municípios de Guaraí, Colinas do Tocantins, Couto Magalhães, Colméia, Arapoema e Bernado Sayão. O diretor de Desenvolvimento Agropecuário e o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Ricardo Pires e Claudio Luiz Saião, respectivamente, também estiveram presentes. (Ascom Seagro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...