Saúde
Câmara Federal realiza seminário para discutir situação de agentes de saúde do Tocantins
Imagem da notícia

A Comissão Especial designada a analisar a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias na Câmara Federal, realiza nesta segunda-feira, 12, mais um seminário estadual para discutir a proposta. O evento acontece às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

O seminário foi proposto, via requerimento (REQ 13/2011), pelo deputado Angelo Agnolin (PDT), que vai coordenar as discussões. O relator do debate será o deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Comissão
A comissão foi criada para avaliar o Projeto de Lei 7495/06, do Senado, que regulamenta as atividades dos agentes e cria cargos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Diversas outras propostas serão analisadas em conjunto, como o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$ 930 mensais para profissionais com formação em nível médio.

Emenda Constitucional 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial

O governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, o prefeito de Palmas, Raul Filho; o secretário estadual de Saúde, Arnaldo Alves Nunes; o secretário municipal de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Manoel Silvino foram convidados para o evento.

Outros nomes convidados para participarem da discussão estão ainda o presidente da Associação dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias do Tocantins (Atacom), Florisval Pereira da Silva, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhantes de Souza além de deputados federais e estaduais do Tocantins, bem como prefeitos e vereadores do interior do Estado. (Ascom/Angelo Agnolin com informações da Agência da Câmara)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Angelo Agnolin

Arnaldo Alves Nunes

Assembleia Legislativa

Câmara dos Deputados

Emenda Constitucional

Florisval Pereira da Silva

Funasa

Manoel Silvino

Projeto de Lei

Samuel Bonilha

Senado