Polí­tica
João Ribeiro se reúne com representantes de movimentos sociais
Imagem da notícia

Com o objetivo de estabelecer parcerias no desenvolvimento de políticas públicas, o senador João Ribeiro (PR) se reuniu nesta terça-feira (17) com os representantes dos movimentos sociais do Tocantins. Intermediado pelo vereador de Palmas Bismarque do Movimento (PT), o encontro foi realizado no gabinete do prefeito Raul Filho (PT), em Palmas.

De acordo com o senador, o diálogo foi proveitoso. “A conversa franca e aberta sempre é positiva. Estamos estabelecendo um primeiro contato, conhecendo as necessidades para analisarmos de que maneira poderemos contribuir”, frisou João Ribeiro.

Os líderes apresentaram pedidos para melhorar a qualidade de vida dos assentados e dos sem terra, além de projetos para fortalecimento da agricultura familiar. Segundo informou o vereador Bismarque, a reunião visa à captação de recursos para produção habitacional.

“Estamos felizes com esse encontro. Esta é a primeira vez que nos reunimos, de fato, com um senador da República do Tocantins para tratar das nossas demandas”, afirmou o parlamentar, assinalando que o senador João Ribeiro tem se mostrado um parceiro dos trabalhadores rurais e dos movimentos de luta pela moradia. O encontro também contou com a presença do titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Agostinho Chaves, representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Estado.

Elo com Brasília

Para o prefeito Raul Filho (PT), o senador João Ribeiro tem condições de ser o elo entre os movimentos sociais e o governo federal, devido ao seu respaldo no cenário político nacional.

Representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Willian Clementino falou sobre a necessidade de políticas públicas desenvolvidas com foco nas necessidades dos movimentos sociais. E citou como exemplo: mais escolas para a zona rural, qualidade do ensino, melhores condições e trabalho e redução da jornada no campo.

Atento a todas as reivindicações, o senador João Ribeiro colocou seu gabinete à disposição dos representantes e solicitou um documento com notas técnicas de cada representante. “Com os pontos solicitados por cada um de vocês poderemos ir aos Ministérios e nortear o nosso trabalho daqui para frente”.

Representatividade

Aproximadamente 15 líderes participaram do encontro. Estavam representados: o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Vila Campesina, Federação dos Trabalhadores Rurais sem Terra (Fetaet), Associação de Desenvolvimento e Preservação dos Rios Araguaia e Tocantins (Adeprato), Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Cooperativa de Assistência e Extensão Rural (COOPTER), e representantes dos Sindicatos Rurais de Nova Olinda, Colméia, Dianópolis e Darcinópolis.(Ascom João Ribeiro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Agostinho Chaves

Bismarque do Movimento

Contag

João Ribeiro

Movimento dos Atingidos por Barragens

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Raul Filho

Willian Clementino