Campo
Acampamento na TO-050 abriga mais de mil famílias; Incra cogita resolver impasse ainda este ano
Imagem da notícia

O Acampamento Sebastião Bezerra, localizado ás margens da TO-050 no sentido Palmas/ Porto Nacional está prestes a completar um ano e já abriga mais de mil famílias segundo dados da Via Campesina, do Movimento dos Atingidos por barragens e também MST.

A estrutura dos assentados se expande cada vez mais e está recebendo inclusive moradores de Palmas que não tem onde morar. A expectativa do Incra é que este ano as famílias cadastradas sejam assentadas.

Os assentados ocupam as mediações da Fazenda Dom Augusto de propriedade de Alcides Rebeschine e outras áreas que os movimentos alegam não serem tituladas.

O Incra informou ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 28, que a Fazenda Dom Augusto, que tem 7.500 hectares, será vistoriada neste mês de março. Outras duas áreas em palmas e Porto também receberão a equipe de vistoria do órgão. “Mesmo com a desapropriação da área da Fazenda não há condições de assentar todas as famílias que estão no local por isso vamos vistoriar outras duas áreas”, informou a assessoria do Incra.

No cadastro do Incra constam 600 famílias para serem assentadas mas o número de acampados cresce a cada mês no local. Quem passa pelo local pode ver a dimensão da estrutura do acampamento. Casa assentado, segundo relatam coordenadores do movimento, é responsável por sua manutenção no local. Muitos estão conseguindo apoio através do Projeto de irrigação São João que está dando suporte e oportunidade de trabalho para alguns acampados.

“O Incra assumiu o compromisso de priorizar o Acampamento Sebastião Bezerra e nós estamos esperando”, revelou o representante da Via campesina, Cirineu Rocha.

O acampamento começou em abril do ano passado com a ocupação da Fazenda por mais de 200 famílias. A Fazenda Dom Augusto está na lista suja do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego, outro motivo pelo qual os representantes alegam que a área deve ser desapropriada.

Logo que ocuparam a Fazenda os movimentos travaram um impasse com a promotora de Porto Nacional, Marcia Mirelle Stefanelle, que levantou possíveis danos ambientais causados no local pelos assentados e foi acusada pelos líderes dos movimentos de perseguição.

Vistorias

Em 2011, o Incra vistoriou mais de 57.475 hectares com o objetivo de assegurar a obtenção de imóveis rurais para a criação de projetos de assentamento a fim de atender a demanda de trabalhadores rurais sem terra no estado. A equipe técnica do Instituto vistoriou ainda mais 41.925 hectares em imóveis rurais situados na área delimitada do território quilombola Kalunga do Mimoso, nos municípios de Arraias e Paranã.

Este ano, a autarquia informou que a meta é vistoriar cerca de 60 mil hectares para assegurar o assentamento de famílias acampadas no Tocantins.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Acampamento Sebastião Bezerra

Cirineu Rocha

Fazenda Dom Augusto

Incra

Movimento dos Atingidos por Barragens

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Porto Nacional

TO-050

Trabalho Escravo

Via Campesina