Economia
Governo cria programa fiscal para incentivar empresas de logística
Foto: Lia Mara
O Prologística pretende transformar o aeroporto de Palmas em um centro de conexões de voos | Lia Mara
O Prologística pretende transformar o aeroporto de Palmas em um centro de conexões de voos

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou na última terça-feira, 28, o Projeto de Lei que cria o programa de incentivo fiscal - Prologística. A proposta havia sido enviada pelo Governo do Estado no início de fevereiro e teve aprovação do texto integral pela Casa.

Segundo o texto, o Prologística pretende apoiar a instalação, expansão e operação de empresas de logística, distribuição de produtos e transporte aéreo. De acordo com o assessor especial da SIC - Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, Iapurê Olsen, o programa foi criado com a intenção de incentivar a atividade logística no Estado, construindo o alicerce para o desenvolvimento econômico. “O Governo tem a intenção de desenvolver o sistema logístico, porque com isso o Tocantins poderá ter mais uma vantagem para atrair empreendedores”, disse.

O programa deve beneficiar empresas operadoras de logística que trabalhem com armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias e que operem nos centros logísticos e distritos empresariais espalhados pelo Estado. “Esse é um incentivo que, além de beneficiar um segmento, ainda delimita a área para desenvolvimento, que no caso são os centros logísticos e distritos empresariais, a exemplo do Porto de Praia Norte”, ressaltou Olsen.

O Prologística também prevê benefícios para empresas aéreas interessadas em interligar pelo menos duas cidades tocantinenses a capitais da região Nordeste. Com isso acontecerá a desoneração das tarifas do transporte aéreo; Palmas passará a ser referência para a região Norte e, consequentemente, esse processo poderá desafogar o aeroporto de Brasília. “A nossa principal intenção é transformar o aeroporto de Palmas em um centro de conexões de voos. As pessoas não precisarão ir até Brasília para posteriormente seguir para uma das capitais do Nordeste”, explicou o assessor especial.

Como incentivo, a lei prevê o crédito fiscal presumido do ICMS incidente sobre os serviços interestaduais de transporte realizados pela empresa e um desconto no percentual das operações internas com querosene para aviões.

O benefício será concedido às empresas após a apresentação do projeto de viabilidade ao CDE - Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, órgão ligado a SIC. “O Conselho vai analisar o projeto de viabilidade e a documentação da empresa e, se aprovado, a empresa poderá procurar a Secretaria da Fazenda para assinatura de um termo”, frisou o secretário Executivo do CED, Fred Fonseca Ferreira.

O incentivo é concedido pelo prazo de dez anos. O projeto de Lei aguarda a sanção do governador Siqueira Campos. Depois de sancionado, seguirá para publicação. (Secom)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico

Fred Fonseca Ferreira

Governo do Tocantins

Iapurê Olsen

ICMS

Projeto de Lei

Prologística

Secretaria Estadual da Indústria e Comércio