Polí­tica
Bonilha e Nicolau Esteves são convidados para prestar esclarecimentos na AL
Foto: Koró Rocha
Requerimento que solicita a presença dos secretários foi feito pela deputada Solange Duailibe | Koró Rocha
Requerimento que solicita a presença dos secretários foi feito pela deputada Solange Duailibe

Durante a sessão da manhã desta quarta-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Tocantins, a deputada Solange Duailibe (PT) apresentou requerimento em regime de urgência convidando o secretário estadual da Saúde, Nicolau Esteves e o municipal, Samuel Bonilha, para prestarem esclarecimentos na AL sobre o caos que tem tomado conta do Hospital Geral de Palmas desde que o governador Siqueira Campos (PSDB) assumiu e terceirizou a gestão do hospital.

Ao solicitar a presença dos secretários, para a sessão da próxima terça-feira, dia 03 de abril, Solange Duailibe justificou que o Estado não cumpre com as suas obrigações, apesar de receber quase R$ 40 milhões por ano, para procedimentos de média e alta complexidade.

“É sim, dever do HGP, realizar procedimentos de média e alta complexidade hospitalar, para os residentes de Palmas e população referenciada, pois isso foi pactuado pelos entes públicos, Município, Estado e Ministério da Saúde, desde a fundação do Estado do Tocantins”, assegura a parlamentar.

O requerimento surgiu depois de duas semanas tensas e com debates acirrados entre governo e oposição sobre de quem é a culpa pela situação no pronto-socorro do HGP. Ainda durante a sessão de ontem o deputado Wanderlei Barbosa (PSB) já havia prometido apresentar proposta semelhante para convidar os secretários para prestarem esclarecimentos ao plenário. Contudo, como a proposta de Solange foi de convite para os secretários, e não convocação, cabe aos titulares das pastas aceitar, ou não, comparecer no plenário da Casa de Leis na data prevista.

O requerimento da deputada ainda teve adesão de parlamentares da bancada governista que subscreveram o convite feito aos secretários da Saúde do Estado do Município. Na ocasião, os deputados Marcelo Lelis (PV), Luana Ribeiro (PR), Freire Junior (PSDB) e Wanderlei Barbosa (PMDB) assinaram a proposta em conjunto com a parlamentar do PT.

O gargalo da saúde

A deputada petista denunciou ainda que a ineficiência dos serviços prestados pelo Estado esteja agravando a cada dia, o quadro clínico dos pacientes da Capital, se transformando no grande gargalo.

“A parte que cabe ao Município de Palmas está sendo bem cumprida, no entanto, o que cabe ao Governo Estadual, não está sendo realizado, apesar das atribuições e dos milhões que são repassados todos os meses, num verdadeiro desrespeito à Lei e aos palmenses”, asseverou Solange.

A deputada exemplificou que a Secretaria da Saúde de Palmas realiza todos os exames pré-operatórios para cirurgias, no HGP, e o hospital não realiza os procedimentos. “O Estado deve 423 cirurgias aos palmenses e à população referenciada. De quase 40 mil consultas especializadas pactuadas. Isso é um crime e precisa acabar”, conclui a deputada. (Com informações da Assessoria de Imprensa Solange Duailibe)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

Hospital Geral de Palmas

Marcelo Lelis

Nicolau Esteves

Samuel Bonilha

Secretaria Estadual da Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Solange Duailibe