
A plenária encerra a terceira Conferência Municipal de Cultura, que pretende ainda mapear a produção cultural do Município, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades estabelecendo prioridades e metas para o futuro. As diretrizes serão pertinentes à demanda local, colaborando assim, para a integração do Sistema Nacional de Cultura.
O Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), ator Sérgio Duarte Mamberti, falou sobre a importância da criação do Plano Municipal de Cultura para o Município, durante exposição em mesa redonda, na tarde desta sexta-feira, 13, fazendo referência ao Plano Nacional de Cultura, que também apontou demandas culturais para a próxima década, através de consulta popular.
“É a primeira vez, em quase 30 anos de existência, que o MinC tem objetivos planificados a partir da discussão com a sociedade, um planejamento feito com democracia, Palmas está no mesmo processo, esta é uma grande conquista para a sociedade” ressaltou o secretário.
A professora Kátia Maia, presidente da FCP reforça o convite para a Plenária. “O Plano será escrito por diversos sujeitos e grupos, por meio de diferentes instâncias e espaços de experimentação e participação, veja a importância e a responsabilidade, é uma oportunidade ímpar” ressaltou. (Ascom Fundação Cultural de Palmas)