Campo
Seagro recebe Comissão da Produção Orgânica do Estado para estimular setor

O secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 08, com representantes da Comissão da Produção Orgânica do Tocantins. O encontro aconteceu no gabinete da nova sede da Seagro, próximo ao Palacinho, em Palmas.

Na ocasião, os membros da Comissão apresentaram as ações desenvolvidas desde 2007, ano em que foi criada e implantada. Dentre as atividades realizadas pela Comissão a favor do incentivo à produção orgânica no Tocantins, estão palestras, clínicas tecnológicas, ações do Programa Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes, com distribuição de sementes para agricultores familiares. Além de visitas técnicas às propriedades rurais, oficinas para regularização da produção orgânica frente à Legislação do Mapa, treinamentos, e da organização da Semana Estadual de Alimentos Orgânicos.

“Queremos apresentar nossas atividades e buscar novas parcerias para ações futuras a serem desenvolvidas com os pequenos produtores”, explicou Patrícia Rezende, representante da SFA – Superintendência Federal da Agricultura, em Palmas.

Pádua falou sobre a importância da Comissão para que a agricultura familiar se organize para desenvolver o setor. “Cada dia que passa mais consumidores no mundo pedem alimentos sem defensivos agrícolas e é preciso atender essa demanda crescente”, afirmou, acrescentando o potencial.

Membros

A Comissão é formada por representantes de sete instituições governamentais (SFA, Seagro, Ruraltins, Adapec, Funai, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins) e sete não governamentais (Faculdade Católica, Faerto – Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais, Ulbra, Coopter - Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural-, Fetraf – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, CentralPar e Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do PA. São João.

Serão criados mais dois polos, ainda este ano, nas microrregiões do Médio Norte e Sudeste.  O objetivo dos polos é incentivar a produção para otimizar a comercialização e os recursos dos parceiros.

Feira do Empreendedor

Nos dias 9, 10 e 11, a partir das 20h, a Diretoria de Agroenergia da Seagro, através do consultor técnico de Biomassa, o engenheiro agrônomo Carlos Gomes da Paixão Filho  apresentará a palestra: Cultivo e manejo da Cultura da Seringueira, no espaço do Agronegócio da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. (Ascom/Seagro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...