Meio Ambiente
Governo apresenta Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Formos para aprovação do Comitê Gestor

O avanço do Estado do Tocantins na gestão dos recursos hídricos é um fator perceptível, prova disso são os comitês de Bacias Hidrográficas formados e ou em processo de formação. Destes podemos destacar o Comitê de Bacia Hirdrográfica do Rio Formoso, que nesta quarta-feira, 15, apresentará e terá aprovado o seu Plano de Bacia. A apresentação do plano aos membros do Comitê acontecerá na Câmara de Vereadores Meroveu Alves Parrião, no município, a partir das 9h.

O Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento previsto nas Políticas Nacional, Lei Nº 9.433/97 e na Estadual, Lei Nº 1.307/02. Os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quanto aos tipos de uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia.

O Plano de Bacia visa gerar elementos e meios que permitam aos comitês e aos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos gerirem efetivamente os recursos hídricos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.

Responsável pela execução da política estadual dos Recursos Hídricos no Estado, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é uma das instituições que compõe o Comitê eleito, além do instituto, participam também a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os usuários, sociedade civil organizada da região.

A Bacia do Rio Formoso envolve 18 municípios tocantinenses, sendo Gurupi, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Sandolândia, Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Nova Rosalândia, Fátima, Oliveira de Fátima, Crixás, Aliança e Santa Rita do Tocantins.

Conforme a resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins nº 025/2011, os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia de sua abrangência.

Dessa forma, os membros do Comitê de gestão da Bacia do rio Formoso têm representação e poder de decisão sobre a gestão da bacia. (Ascom Naturatins)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...