Estado
Procurador Geral do Estado é alvo de representação sob acusação de nepotismo mas nega contratação
André Luiz de Matos Gonçalves é procurador geral do Estado do Tocantins
André Luiz de Matos Gonçalves é procurador geral do Estado do Tocantins

O advogado Eid Badr entrou com uma representação no Ministério Público Estadual contra o procurador geral do Estado, André Luiz de Matos Gonçalves e a advogada  Fernanda Matos Badr alegando prática de nepotismo e  de contratação inconstitucional. O documento, como confirmou o MPE, foi protocolado na instituição mas ainda não foi distribuído para a procuradora de Justiça Vera Nilva. A base da acusação é que o procurador teria usado de sua influência no governo para conseguir uma nomeação para sua irmã. O autor da representação pede que o governador Siqueira Campos seja oficiado com uma recomendação para exoneração do procurador. O documento tem data de 29 de janeiro mas teria sido protocolado no dia 4 de fevereiro.

Na ação consta que a advogada chegou em Palmas no dia 27 de dezembro e foi contratada pelo reitor da Unitins, Joaber Macedo,  também  citado na ação. A contratação se deu em período de recesso acadêmico na instituição e sem processo seletivo. A nomeação está no Diário Oficial do Estado na edição do dia 28 do mesmo mês. O advogado argumenta que o procurador do Estado tem ligação funcional na Unitins por já ter sido presidente da instituição. “Das duas uma: ou foi instaurado processo administrativo para contratação de professor este mesmo teve início antes mesmo da chegada da representada em Palmas, portanto, sem a sua presença, ou foi instaurado e concluído no mesmo dia da sua chegada a ponto do seu extrato ser publicado no mesmo dia: 28/12/12. É difícil indicar qual é a hipótese mais gritante de ilegalidade e inconstitucionalidade”, consta na representação.

No dia 7 de janeiro deste ano a advogada foi nomeada como assessora jurídica do gabinete da então presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Jaqueline Adorno, que na data ocupava interinamente o Governo do Estado. O advogado alega que o procurador figurava como principal assessor jurídico da governadora em exercício no período citado e diz ainda que vai comunicar o fato ao Conselho Nacional de Justiça. O advogado cita a súmula vinculante nº 13 do STF que trata do impedimento de nepotismo em todos os cargos do Estado e estruturas do poder Executivo e Legislativo e diz que a contratação de Fernanda ofende os princípios constitucionais

Questões familiares

O representante é ex-marido de Fernanda e alega que a advogada não conhecia ninguém em Palmas além do irmão e cunhada. Segundo ele diz no documento, a advogada ainda permanece com domicílio em Manaus pois manteria inclusive vínculo empregatício com uma faculdade onde lecionava. O  advogado que entrou com a representação é professor de mestrado em Direito na Universidade Estadual do Amazonas e já foi vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado. A mesma representação foi encaminhada também para o Tribunal de Contas do Estado.

Ao Conexão Tocantins o procurador disse que não há nepotismo na nomeação de sua irmã na Unitins porque, segundo ele, mesmo com a publicação no Diário Oficial do Estado não houve efetivação da contratação e além disso a advogada é servidora no TJ e não na mesma esfera de poder que ele atua. O impasse envolvendo a irmã do procurador tem vários desdobramentos na esfera pessoal. O processo referente ao caso envolve o autor da ação e ainda a guarda da filha do casal que segue em segredo de justiça. “Essa é uma questão de natureza familiar que envolve uma menor de 10 meses”, informou o procurador ao frisar que o caso está em segredo de justiça.

Matos argumentou também que sua irmã tem um vasto currículo na área do direito com duas especializações, um mestrado e está em fase de conclusão do doutorado o que a credenciou a ocupar o cargo no TJ. (Atualizada às 18h06)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

André Luiz de Matos Gonçalves

Conselho Nacional de Justiça

Diário Oficial do Estado

Eid Badr

Jaqueline Adorno

Joaber Macedo

Ministério Público do Tocantins

Procuradoria Geral do Estado

Tribunal de Justiça

Unitins

Vera Nilva