Meio Ambiente
Secretário do Meio Ambiente reforça interesse do Tocantins em cooperação alemã
Foto: Manoel Júnior
Manoel Júnior

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, reforçou o interesse do Governo do Tocantins na consolidação de parcerias e cooperações alemãs durante reunião realizada pela secretária de Ciência e Tecnologia, Andrea Stival, com embaixador da Alemanha, Wilfried Groling e representantes do Instituto Ecológica do Tocantins e da Fapto - Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 18, na sede da Sect – Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

O embaixador alemão, Wilfried Groling, afirmou que sua visita tem o objetivo de identificar a importância dos projetos, sua estrutura técnica e o interesse em parceria de diversas áreas. “Durante minha visita ao Tocantins venho tendo boas impressões, o Brasil tem bons projetos, boas tecnologias e nós estamos buscando compreender os processos envolvidos, para participarmos com uma cooperação adequada”, avaliou Groling.

O secretário Alan Barbiero destacou que o Estado tem grande interesse em dar continuidade às negociações em andamento, apresentar os avanços alcançados e ampliar o desenvolvimento de projetos em parceria com o governo alemão. “Queremos reforçar nosso interesse na consolidação dessas cooperações, porque o Tocantins tem pólos de desenvolvimento sustentável, como a agricultura de baixo carbono, potencial para produção de energias limpas, projeto para implantação de políticas para gestão de resíduos sólidos, além de possuirmos um potencial hídrico significativo”, enfatizou o secretário.

Para Alan Barbiero, a Alemanha detém modernas tecnologias de desenvolvimento econômico, com práticas ambientalmente corretas e possui uma economia verde que vem recebendo destaque no cenário internacional. “Nós também temos interesse na área de pesquisa e de compartilhamento de metodologia, além do intercambio de conhecimento científico, através de universidades”, finalizou.

Na ocasião a diretora Geral de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Marli Santos, apresentou detalhes sobre os projetos Cerrado-Jalapão, Casa da Natureza e do Sistema de Monitoramento que deve reunir informações que irão auxiliar o controle e a gestão ambiental. (Ascom Semades)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...