Palmas
Auditoria na PGM aponta falhas e dano ao erário por perda de receita pela concessão irregular de benefícios fiscais

Uma das irregularidades que o secretário de Assuntos Jurídicos de Palmas, José Roberto Gomes aponta na Procuradoria Geral do Município e que foi constatada pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) no órgão seria uma possível inoperância do Município na cobrança da dívida ativa, fato que teria beneficiado determinados contribuintes em débito com o município. A atual gestão porém ainda não tem os números relativos a tal irregularidade pois o processo que trata do assunto ainda não foi concluido. O dano aos cofres públicos, conforme mencionou o secretário, é na ordem de milhões. Na ocasião a PGM era comandada pelo ex-procurador geral Antônio Luiz Coelho.

A auditoria na PGM foi autorizada através da Portaria nº 387 de 2012. O TCE solicitou do ex-procurador Antônio Luiz Coelho vários documentos dentre eles a cópia dos relatórios produzidos pela PGM para o acompanhamento do andamento dos processos de execução fiscal, documentos sobre créditos fundiários, dados sobre a dívida ativa das receitas tributárias e sobre a arrecadação de ISS, IPTU, ITBI e taxas municipais.

O relatório preliminar do TCE, conforme o Conexão Tocantins teve acesso, aponta que a PGM falhou no planejamento das atividades, não realizou o controle prévio da legalidade dos projetos de lei tributários nem desenvolveu controle de legalidade e legitimidade sobre o recebimento das receitas tributárias além disso não possuia sistema informatizado que garantiria o controle da perda de receitas por prescrição e concessão de benefícios fiscais irregulares. O documento mostra a atuação e controle desenvolvidos pela PGM na gestão dos créditos fundiários. A conselheira do TCE, Leide Mota, é a relatora do processo.

No relatório do TCE consta ainda que várias informações não foram fornecidas no ano passado. “Houve limitações ao nosso trabalho”, diz o relatório. O Ministério Público Estadual, conforme argumentou o secretário José Gomes, tem várias ações civis públicas contra a Prefeitura de Palmas envolvendo a ação da Procuradoria e inclusive um inquérito de natureza criminal.  Além dos problemas com alguns processos a própria estrutura que funcionava a PGM estava condenada pela Defesa Civil sob risco de desabamento.

Recomendações                     

Após indicar as várias falhas o TCE recomendou à PGM que seja feito um levantamento dos créditos tributários nos últimos cinco anos. “A atuação da procuradoria no controle legislativo determinada pelo artigo 1º V da lei 629/97 não tem conseguido, de fato, afastar o risco potencial de dano ao erário por perda de receita pública causada pela concessão de benefícios fiscais de modo irregular”, concluiu o relatório.

O ex-procurador Antônio Coelho negou irregularidades e a possibilidade de desvio de dinheiro por falha na PGM. O secretário José Gomes pediu que os vereadores abrissem uma CPI para investigar a procuradoria mas o presidente Major Negreiros frisou ao Conexão Tocantins que é preciso fatos concretos.

Uma das irregularidades que teria ocorrido na PGM foi o fato de a mesma ter deixado que certos débitos de ISSQN de empresas ligadas a filhos de um secretário vencessem. O fato teria causado um rombo de milhões aos cofres municipais e está sendo investigado. O Conexão Tocantins está investigando o caso e em breve trará novidades sobre o assunto.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Antônio Luiz Coelho

Carlos Amastha

José Roberto Torres Gomes

Major Negreiros

Prefeitura de Palmas

Procuradoria Geral de Palmas

Tribunal de Contas do Estado