Polí­tica
Autoridades prestigiam sessão solene solicitada por César Halum em homenagem aos 45 anos do Conselhos de Medicina Veterinária
Imagem da notícia

Uma sessão solene, requerida pelo deputado federal César Halum (PRB-TO), realizada na manhã desta última quinta-feira (24) no Plenário da Câmara, homenageou os 45 anos do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia. Dezenas de profissionais participaram da solenidade e representaram os 90 mil médicos veterinários em atividade no Brasil.

Para Halum, no momento em que a Câmara aprovou uma sessão solene em homenagem aos Conselhos de Medicina Veterinária, ela deu o devido reconhecimento à classe. “Hoje, o Brasil teve a oportunidade de conhecer mais de perto a amplitude da profissão do médico veterinário, das mais de 50 atividades que ele desempenha”.

O deputado, que é médico veterinário, lembrou que uma das principais vitórias da categoria no Congresso foi a regulamentação do medicamento veterinário, – Lei 12.689/2012, mas que infelizmente ainda não foi colocada em prática. “Até hoje, os laboratórios insistem em não fabricá-los demonstrando grave insensibilidade e completo desinteresse pelos grandes benefícios que a Lei traz aos rebanhos brasileiros. Contudo, estou confiante e acredito que o Governo Brasileiro não permitirá que esta lei se torne inócua”, enfatiza.

César Halum mencionou também outros projetos de sua autoria, que tem como objetivo baratear os preços dos medicamentos e melhorar o ambiente produtivo em seu todo. ”Apresentei Projeto que cria as farmácias veterinárias populares do Brasil, e este já teve sinal positivo da Casa Civil. Agora estou lutando pela implantação de Hospitais Públicos Veterinários. Projetos como esses têm importância correspondente ao peso que a atividade pecuarista tem para a economia brasileira”, disse.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade para prestigiar a classe, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda. Ele destaca que o Conselho Federal tem intensificado seu trabalho para reforçar a necessidade de constante qualificação dos profissionais da área. “Essa formação tem que ser feita pós- graduação e nós temos trabalhado nesse sentido para oferecer à sociedade brasileira profissionais amplamente capacitados e gabaritados”.

Como membro fundador e vice-presidente da frente parlamentar em defesa dos direitos animais, César Halum, defendeu as recentes ações dos ativistas. “Levantamo-nos corajosamente como ativistas de nossa bandeira, todavia, sem jamais ter complacência com atitudes baderneiras e de desordem institucional”, asseverou.

Segundo César Halum, além do Conselho Federal, todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil estiveram presentes, assim como a Academia Brasileira e a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, o Ministério da Agricultura e da Pesca e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...