Saúde dos Trabalhadores será discutida em Conferência Macrorregional
Imagem da notícia

A saúde dos trabalhadores estará em foco nos dias 29 e 30, durante a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador. O evento que acontece no auditório do Senac, em Palmas, a partir das 18 horas do dia 29 é resultado da parceria entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Palmas) com o Cerest  Estadual.

Na ocasião, serão propostas as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e estabelecidas as diretrizes para a Política Estadual. Este ano, o evento discutirá o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, a ser desenvolvido no eixo principal "Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" e em quatro sub-eixos:

I - O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;

II - Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora;

III - Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e

IV - Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União.

De acordo com a coordenadora do Cerest Palmas, Jaciela Leopoldino, a Conferência Macrorregional de Palmas abrangerá as regiões de saúde Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito e terá por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para Municípios, Macrorregiões, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores, formais e informais, rurais ou urbanos, e emitirá Relatório da Etapa Macrorregional, acompanhado de lista dos Delegados eleitos para a Etapa Estadual.

Programação

Dia 29/04/2014

18 horas – Credenciamento/inscrição

19 horas – Momento Cultural

19h30 - Abertura Oficial/Composição da Mesa

20 horas – Palestras de abertura:

– Tema: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Dever do Estado” - Professor Dr. Paulo Gilvane Lopes Pena (UFBA);

– Tema: Participação do controle social nas ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Antônio de Sá (FETAET).

21h20 – Debate

Dia 30/04/2014

8 horas – Café de Boas vindas e entrega de materiais;

8h30 às 9 horas – Leitura e aprovação do Regulamento da Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Palmas;

9 às 12 horas – Formação dos Grupos de Trabalho, leitura e discussão dos textos orientadores;

12 às 13h30 – Almoço;

13h30 às 15 horas – Levantamento das propostas e indicação dos delegados por grupo;

15 às 16 horas – Plenária Final: leitura e aprovação das propostas dos grupos e moções;

16 às 17 horas – Eleição dos delegados para Etapa Estadual

17 horas – Encerramento e Coffee Break (Secom Palmas)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...