
Com objetivo de orientar e capacitar produtores rurais para uma produção sem uso de defensivos químicos, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Mapa), realiza nesta terça-feira, 01 de julho, em Taguatinga, sudeste do Estado, uma oficina de controle social para a produção orgânica, voltada para os agricultores familiares.
De acordo com a extensionista Dryelly Rodrigues, além das orientações os produtores terão ainda a oportunidade de se informarem sobre as exigências do Mapa para a certificação de um produto orgânico. “Os representantes do ministério vão esclarecer as dúvidas dos agricultores e prestar informações sobre as etapas de manejo para a transição de um produto tradicional para o orgânico, além de detalhar toda a documentação necessária para certificação”, acrescentou.
Ainda de acordo com Rodrigues, a oficina acontece das 8h às 17h, na Câmara Municipal com a participação de 50 produtores da região.
Na quarta-feira, 02, a mesma oficina acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dianópolis.
Recursos
No Tocantins, o governo do Estado, por meio do Ruraltins garantiu recursos na ordem de mais de R$ 6,5 milhões para serem aplicados nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a promoção da agricultura familiar agroecológica, orgânica e agroextrativista.
No total 1.250 Unidades familiares de produção da agricultura familiar, contemplando 26 municípios distribuídos nas regiões do Bico do Papagaio, central e sul serão beneficiadas.
Programação
Manhã (8h às 12h)
- Agroecologia – Teoria;
- Benefícios;
- Convencional X Orgânicos;
- Transição para agroecologia – conceito;
- Tecnologias apropriadas;
- Plano de manejo;
- Experiências de sucesso;
- Trabalhar propriedade agroecológica.
Tarde (13h às 17h)
Regularização da produção orgânica por OCS – Organização de Controle Social. (Ascom/Ruraltins)