Educação
Em vários municípios alunos deixam de ir às escolas por falta de transporte; Seduc fará segundo repasse e promete acionar judicialmente
Imagem da notícia

Alguns alunos que residem na zona rural de alguns municípios ainda não foram ás aulas este ano por falta do transporte escolar. Alguns pais chegaram a entrar em contato com o Conexão Tocantins reclamando da falta do transporte.

Em Porto Nacional, por exemplo, alunos que moram em algumas comunidades rurais chegam até a esperar na porta mas o ônibus nunca passou pelo local este ano. Uma manifestação está prevista para acontecer esta semana por parte de pais e moradores de uma das comunidades. O líder da comunidade e presidente da Associação dos produtores rurais, Erenilton afirmou ao Conexão Tocantins que já foi á prefeitura de Porto Nacional e foi informado que não havia dinheiro para arcar com o transporte.

Este impasse vem ocorrendo ainda na zona rural de Gurupi e de outros municípios menores. Procurado pelo Conexão Tocantins o secretário Estadual da Educação, Adão Francisco afirmou que o Estado já está providenciando o pagamento dos meses que não foram pagos pela gestão anterior. “ Vamos pagar a dívida acumulada, já temos o desenho para pagar esta dívida”, frisou. O pagamento referente a janeiro já foi repassado para todas as prefeituras no mês passado.

Adão anunciou ainda o pagamento da segunda parcela do repasse para os municípios já na próxima semana. “Vamos pagar a segunda parcela já dessa gestão e agora cabe ás prefeituras fazer a parte delas”, disse.

O impasse se dá porque algumas prefeituras estão deixando de transportar as crianças do Estado mesmo a Seduc dando o ônibus e ainda pagando mensalmente a manutenção dos veículos e ônibus.  “ As prefeituras que não estão transportando não estão cumprindo o acordo e vamos ter que acionar judicialmente para verificar o que está acontecendo”, disse. O secretário argumentou ainda que a falta de transporte é uma discriminação com as crianças e agride o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A Seduc deve anunciar em breve como será pago o valor que foi deixado em atraso já que o Estado ainda não tem orçamento.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...