Saúde
Centro de Reabilitação oferece estrutura e profissionais qualificados para atendimento a pessoas com necessidades especiais
Foto: Heitor Iglesias
Pedro Inácio tem apenas nove meses e é muito querido no Centro de Reabilitação | Heitor Iglesias
Pedro Inácio tem apenas nove meses e é muito querido no Centro de Reabilitação

A deficiência física e intelectual, temporária ou permanente, é uma realidade na vida de algumas crianças, adultos e idosos. Não é uma tarefa fácil lidar com estas limitações, por isso o Governo do Estado oferece o serviço do Centro de Reabilitação de Palmas (CER II), que conta com estrutura e profissionais qualificados para atender de maneira humanizada.

A maioria dos pacientes atendidos no Centro são pessoas com disfunções neurológicas, como paralisia cerebral, traumatismo raquimedular (lesão na coluna vertebral), vítimas de acidente vascular encefálico e pessoas com disfunções ortopédicas, como é o caso dos pacientes que passam por amputação.

Segundo a responsável pelo Centro de Reabilitação, Isabel Cristina Ferreira, a unidade consegue oferecer um serviço de excelência para aqueles que possuem limitações físicas e intelectuais, além de oferecer órteses e próteses, meios auxiliares de locomoção e bolsas coletoras (de colostomias e urostomia)."A equipe é formada por profissionais que são envolvidos na reabilitação do paciente, com a intenção de explorar o potencial máximo de cada usuário, deixando o mais funcional possível para as atividades laborais e do cotidiano. De forma humanizada, a equipe observa o paciente com uma visão global, em toda sua complexidade”, ressalta.

Apoio as famílias

Para as mães que foram surpreendidas pelas limitações dos filhos, o Centro também desenvolve um trabalho de terapia em grupo onde as famílias são orientadas para que possam auxiliar o paciente na continuidade do atendimento em casa. A intenção é buscar o envolvimento das pessoas próximas ao paciente e com isso fazer com que permaneçam mais tempo na terapia e participe do processo de reabilitação.

"Nós focamos nas mães que são orientadas sobre o cuidado e o acompanhamento dos filhos, ou seja, como estimular o desenvolvimento neuropsicomotor (que pode causar desordem e paralisia cerebral). A terapia em grupo trabalha com as mães que não foram preparadas para ter filhos com limitações e o Centro verificou a necessidade de fazer com que elas pudessem trocar experiências, além da socialização dos pequenos ", explica Isabel. 

O cuidado

A comerciante Daldite Pereira da Silva é um exemplo de persistência. Ela foi atropelada por um ônibus na Capital e fraturou o braço esquerdo, tendo que fazer tratamento no CER por dois anos. “Quando eu cheguei aqui estava com braços e dedos sem nenhum movimento e já consegui recuperar. Aqui, a gente acaba desenvolvendo a capacidade física mais rapidamente, pois vemos os profissionais como amigos, pessoas alegres e otimistas e isso influencia na nossa melhora”, destaca.

O clima de cuidado e atenção do local também foi evidenciado pela estudante Luana Daiane Paz Souza, moradora de Taquaruçu, e mãe do Pedro Inácio, que tem apenas nove meses. Pedro nasceu prematuro, ficou internado durante seis meses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e três vezes por semana é atendido no Centro. "A base da vida do meu filho é o CER. Se não fosse essa equipe ele não estaria sentando. Quando ele nasceu a gente achava que ele não ia sobreviver e agora vejo a vitória dele todos os dias. É muito emocionante", comemora.

Especialidades

O Centro de Reabilitação conta com assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médico ortopedista, pediatra, neurologista, clínico geral e outros.

Somente no ano passado, o Centro de Reabilitação atendeu 5.896 usuários de várias faixas etárias. O local ainda conta com ônibus do programa “Viver sem limites”, que busca pacientes em pontos estratégicos, auxiliando os que necessitam de veículo para  locomoção. (Ascom Sesau)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...